19 de abril de 2024 Atualizado 10:45

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bom Jesus

Fiéis do Bom Jesus retoma a confecção de tapetes de Corpus Christi

Procissão e tapetes voltam às ruas do bairro Jardim Girassol e reacendem a fé dos fiéis no último feriado santo, em 20 de junho

Por Débora de Souza

05 de julho de 2019, às 07h58 • Última atualização em 05 de julho de 2019, às 10h30

Após um intervalo de quase dez anos, a Paróquia Senhor Bom Jesus retomou a confecção dos coloridos tapetes de Corpus Christi nas ruas do bairro Jardim Girassol, em Americana. A tradição foi lembrada ano passado pelos fiéis, no entanto, permaneceu no interior da igreja.

O corredor central fora enfeitado com folhagens, flores e pedaços de tecidos. Este ano, as ruas Uruguai, Argentina e Haiti, que circundam o templo, foram cobertas de cores e desenhos de imagens religiosas feitas a partir de pó de serra, tampinhas de garrafas, borra de café e cascas de ovos.

“Esta é uma manifestação pública da fé católica em Jesus Cristo, em sua presença real na Eucaristia”, ressalta o padre da comunidade, Marcelo Fagundes.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
As ruas próximas da igreja foram tomadas pelos tradicionais tapetes

A comunidade de Bom Jesus sempre foi conhecida em Americana pelos belos tapetes que produziu para celebrar a data, porém, devido a falta de voluntários e as obras de construção da nova igreja, interromperam a tradição que foi retomada, ainda de maneira tímida, em 2018.

Este ano, segundo o padre, o desejo de retomar a procissão surgiu durante a reunião do conselho pastoral, no início do ano. “Retomamos a procissão e os tapetes, conforme a tradição católica”, conta.

Foram dois meses recolhendo materiais. Cada pastoral assumiu um trecho do trajeto percorrido no bairro e, na data (20 de junho), outros voluntários apareceram para ajudar a deixar tudo pronto para a procissão.

“Claro que é preciso ter ciência de que estamos em um ambiente urbano e nem tudo é possível fazer. Por exemplo, o fluxo de veículos na região da igreja é muito grande, então a gente limita um pouco o trajeto. Mas é muito bom ver que as pessoas estão dispostas a colaborar e ajudar”, frisa o pároco.

A confecção dos tapetes de Corpus Christi tem origem em Portugal, no século 13. De acordo com a fé católica este é o único dia que o Ostensório deixa o altar para circular pelas ruas carregando a hóstia consagrada, a representação do Cristo vivo entre os fiéis. Sendo o próprio Salvador a caminhar pelas ruas, era merecido uma recepção digna de rei, o que resultou nos tapetes.

Festa 2019

Neste ano, a Festa de Bom Jesus ocorre entre os dias 5 e 20 de julho. A igreja fica na Rua Dom Barreto, 851, na Vila Jones, em Americana.

Publicidade