22 de maio de 2022 Atualizado 18:29

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Ação solidária

Fidam realiza ação para crianças de comunidades no feriado

Com ajuda de empresários e voluntários, crianças vão ter dia diferente com brincadeiras, café da manhã e cachorro-quente

Por Maria Eduarda Gazzetta

07 Outubro 2021, às 07h55 • Última atualização 07 Outubro 2021, às 09h10

A Fidam (Feira Industrial de Americana), em parceria com o Grupo Liberal e o Rotary Clube em Ação, promove no dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, o DIA (Data, Infantil, Acolhimento). A ação, que acontece das 9h às 13h, tem como objetivo promover brincadeiras e trazer diversão a crianças de bairros carentes da cidade.

A ideia do ação surgiu do presidente da Fidam, Edisson Bossato, quando o local serviu de abrigo temporário, com apoio da Prefeitura de Americana e entidades assistências, para moradores em situação de rua durante o mês de julho, período em que as temperaturas caíram no município.

“O sucesso foi tanto com a parceria no inverno e que, quando imaginei que no Dia das Crianças aqui ficaria desocupado, pensei em realizar a ação”, comentou Edisson.

Foi então que procurou o Fábio Polidoro, colaborador do Grupo Liberal e, juntos, começaram a buscar apoiadores e parceiros para a ação. “Um foi falando para o outro e conseguimos mais pessoas para ajudar. Acredito que temos que fazer algo pelo próximo. Queremos fazer uma criança feliz e, assim, ela poder ver o mundo de outra maneira”, comentou Fábio, que é um dos seis organizadores. A ação ainda vai contar com cerca de 50 voluntários no dia do evento.

De acordo com os organizadores, são esperadas, em média, 300 crianças de áreas como o Zincão, Monte Verde, Roseli Nunes e Sobrado Velho, além de crianças acolhidas pela Aama (Associação de Acolhimento Americanense) e Coasseje (Casa de Orientação e Assistência Social Seareiros de Jesus).

Para levar as crianças de 6 a 12 anos até à Fidam, a Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Educação, disponibilizou seis ônibus e, uma autoescola, disponibilizou um outro transporte para buscar os pequenos nos bairros. A organização delimitou pontos de encontros nas áreas e um representante de cada bairro acompanhará as crianças nos veículos.

Para a recreação, uma equipe com cerca de 30 voluntários da FAM (Faculdade de Americana) está preparando brincadeiras antigas, como corrida do ovo na colher, corrida do saco, entre outros. Além disso, empresários viabilizaram o aluguel de brinquedos infláveis para a garotada.

Além da recreação, os organizadores buscaram parcerias para oferecer as crianças café da manhã com frutas e bolinhos, além de cachorro-quente, sorvete, pipoca e algodão doce.

“Eu sempre digo: a Fidam não é uma entidade pública, é privada, mas sempre tem o compromisso com a comunidade. Se pudermos servir com ações sociais, estaremos cumprindo com o nosso papel”, comentou o presidente, Edisson.

Os organizadores esclarecem que seguirão todos os protocolos de proteção contra a transmissão da Covid-19 e vão disponibilizar totens com álcool gel nas entradas da Fidam, além de ser obrigatório o uso de máscaras.

Publicidade