23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

PREVISÃO

Feriado tem previsão de queda de temperatura e chuva em Americana

Calor começa a diminuir já neste sábado, com máxima de 23ºC e probabilidade de 90% de chuva

Por Redação

08 de outubro de 2021, às 18h24

Neste feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, nos dias 11 e 12 de outubro, Americana tem previsão de queda de temperatura e 90% de chances de chuva. Os dados são do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que mostram máximas de 23ºC e mínimas de 16ºC na cidade.

Segundo o instituto, a temperatura começa a diminuir já no sábado (9), tendo 23ºC como máxima, assim como no domingo (10). A queda nas máximas continua no dia seguinte, atingindo os 20ºC na segunda-feira (11) e voltando aos 23ºC na terça (12). A mínima a partir de domingo é de 16ºC.

Probabilidade de chuvas na região chega a 90% neste sábado – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

A probabilidade para chuva é maior no sábado, quando a previsão marca 90% de chances, ao contrário de domingo, que fica nos 5%. No início da semana, na segunda e na terça-feira, a probabilidade é de 70%.

“Não vai ter uma massa de ar fria de origem polar que vai causar um declínio nas temperaturas, por isso não vai ter uma queda nas temperaturas propriamente ditas. As mínimas ficam estáveis, e, pela nebulosidade de chuva, as máximas não sobem muito”, explica o meteorologista Bruno Bainy do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Segundo ele, um sistema de baixa pressão está se desenvolvendo no sul do País e, em função disso, terá uma convergência de umidade, favorecendo o processo de formação de nuvens. Além disso, a circulação em diferentes níveis da atmosfera favorece que essas nuvens se desenvolvam de forma mais profunda e causem bastante chuva.  

A previsão é que a região volte a esquentar após o feriado, registrando a máxima de 27ºC na quarta-feira (13) e 30ºC na quinta (14).

Publicidade