29 de março de 2024 Atualizado 09:51

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Quarentena

Feriado não elevou taxa de isolamento social em Americana

Adesão à quarentena em Americana foi de apenas 44%, um nível semelhante às outras segundas-feiras do mês de maio

Por Marina Zanaki

27 de maio de 2020, às 08h05 • Última atualização em 23 de março de 2021, às 11h43

A antecipação do feriado da Revolução Constitucionalista de julho para maio não melhorou o isolamento social em Americana. O Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que usa informações passadas por empresas de telefonia, apontou que o isolamento foi de 44% na cidade.

O índice é semelhante às outras segundas-feiras do mês de maio, que tiveram variações entre 44% e 45%.

O índice do feriado antecipado foi semelhante às outras segundas-feiras do mês de maio – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_05.05.2020

Em comparação com o último feriado, em 1° de maio, a diferença foi de 10 pontos percentuais. No Dia do Trabalhador, o isolamento social na cidade foi de 54%.

A antecipação do feriado de 9 de julho no Estado de São Paulo foi uma medida do governador João Doria (PSDB) para aumentar a adesão à quarentena, já que os índices sobem em finais de semanas e feriados. O objetivo era que o isolamento alcançasse 55%.

A Prefeitura de Americana disse que tem adotado medidas para aumentar o isolamento social, mas que o cumprimento depende de ações individuais. A prefeitura criticou que essas, muitas vezes, não levam em conta o “bem da coletividade”.

“O município vem aplicando diversos mecanismos jurídicos e administrativos, alinhados com as normativas dos governos federal e estadual, desde quando teve início a pandemia”, explicou a prefeitura.

“A maior ou menor adesão ao isolamento social passa necessariamente pelo filtro da dinâmica social, que é pautada pelas ações comportamentais e a somatória de opções dos indivíduos que, infelizmente, nem sempre visam o bem da coletividade”, criticou o município.

“Apesar disso, Americana continuará cumprindo com as diretrizes para o enfrentamento desta pandemia e empreendendo todos os esforços necessários”, garantiu a prefeitura.

Região

Hortolândia teve 46% de isolamento no feriado, semelhante ao sábado. “A Administração tem realizado um intenso trabalho de comunicação junto à população, com orientações sobre a importância do isolamento social como a principal medida para conter a disseminação do coronavírus na cidade”, afirmou o município.

Em Santa Bárbara e Sumaré, o índice foi de 45%. As prefeituras não comentaram.

No Estado, o isolamento social na segunda-feira foi de 51%, apenas dois pontos percentuais acima da segunda-feira anterior.

Coordenador do Comitê de Contingência de São Paulo, Dimas Covas disse em entrevista à Globo News nesta segunda-feira que a atual taxa de isolamento deve fazer com que a pandemia não seja controlada no Estado até setembro, com registro de casos até outubro.

Podcast Além da Capa
Solidariedade e apoio aos necessitados marcam a luta contra o novo coronavírus (Covid-19) nas periferias da RPT (Região do Polo Têxtil). O LIBERAL visitou moradores do acampamento Roseli Nunes e da favela Zincão, em Americana, e da ocupação Vila Soma, em Sumaré, e observou como eles se unem para enfrentar as dificuldades provocadas pela pandemia. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira recebe o repórter André Rossi, que esteve nas comunidades, para repercutir essa apuração.

Publicidade