28 de março de 2024 Atualizado 08:12

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Outubro Rosa

FAM oferece atendimento gratuito para mulheres que se recuperam do câncer de mama

A iniciativa é voltada para as pacientes que são atendidas pelo Instituto Rosa do Bem, em Americana

Por

08 de outubro de 2020, às 13h56 • Última atualização em 08 de outubro de 2020, às 16h11

As mulheres que fazem parte do Instituto Rosa do Bem, de Americana, e se recuperam do câncer de mama receberão atendimento gratuito nas clínicas de estágio dos cursos de nutrição, fisioterapia e psicologia da FAM (Faculdade de Americana).

A iniciativa ocorre em meio ao Outubro Rosa, marcado pela conscientização sobre os cuidados para evitar a doença.

A parceria já está valendo e terá um ano de duração. O Rosa do Bem fará uma seleção prévia para definir quais mulheres serão atendidas gratuitamente na FAM. As três áreas da saúde trabalhadas buscam oferecer melhor qualidade de vida durante o tratamento.

A iniciativa ocorre em meio ao Outubro Rosa – Foto: Ribbon photo created by freepik – www.freepik.com

“Este é um trabalho de prestação de serviço que, desde o início da FAM, nós buscamos atender a população em diversas áreas. Com o Outubro Rosa a atenção tem maior foco nas mulheres e pra nós é a oportunidade de poder cumprir com o nosso papel de colocar todo o conhecimento em prática e assim colaborar com a população. E ainda em parceria com um grupo tão reconhecido como o Rosa do Bem”, disse Gustavo Azzolini, diretor geral da FAM.

A fisioterapia será incluída em três momentos distintos do tratamento, segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia, Adriana Pertille. No pré-operatório, pós-operatório imediato e pós-operatório tardio.

“Este tratamento visa fornecer orientações, evitar complicações físicas, funcionais e tratar complicações já existentes ou que não puderam ser evitadas”, disse.

Haverá ainda o acompanhamento psicológico para ajudar a paciente a lidar com os medos e angústias que podem atrapalhar uma resposta positiva ao tratamento terapêutico. Para isso, um encontro semanal irá acontecer para troca de experiências.

Na área da nutrição, a terapia nutricional é utilizada para ajudar os pacientes a manter seu peso saudável e diminuir os efeitos colaterais devido ao tratamento, como a quimioterapia.

“Com a intervenção nutricional, a recuperação do paciente pode ser melhorada, evitando resultados piores devido a uma possível desnutrição”, comentou a coordenadora do curso de Nutrição, Glenys Mabel.

Para Maria Fernanda Meneghel, presidente do Instituto Rosa do Bem, a parceria é de grande importância para as mulheres atendidas pelo programa.

“É com grande alegria que a gente recebe essa parceria. As meninas do Rosa do Bem vão poder contar com todo o profissionalismo da FAM, com o olhar que eles têm para o ser humano e para com a qualidade de vida”, comentou.

Publicidade