28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

FAM, 20 anos: duas gerações juntas em uma mesma sala

No dia em que a Faculdade de Americana completa 20 anos, conheça uma história da família que divide a mesma sala de aula na instituição

Por Maíra Torres

09 de agosto de 2019, às 17h59 • Última atualização em 09 de agosto de 2019, às 18h49

Há exatos 20 anos a FAM (Faculdade de Americana) tem ajudado a formar histórias. Uma delas é a da família Biagio. O pai Alcides Biagio, de 53 anos, e as duas filhas Bárbara e Isabela Biagio, de 25 e 21 anos estudam juntos no curso de farmácia da Faculdade.

Em sala, fazem os trabalhos em grupo, seminários, atividades em laboratório e apresentações juntos. Em casa, revisam conteúdo para provas, se incentivam para os estudos e até combinam quando faltar juntos.

Foto: Marcelo Rocha / LIBERAL
Pai e filhas estudam na mesma sala no curso de farmácia

“Eu e meu pai sentamos perto um do outro e um dia comentei com a minha mãe que tinha achado um menino bonito na sala. No dia seguinte, fui sentar perto dele e meu pai disse alto ‘ah, você vai sentar perto do menino que você acha bonito?’, e eu não sabia o que dizer”, lembra Isabela, rindo das situações em sala com o pai.

Foi ela quem insistiu para que ele voltasse para a faculdade e terminasse a experiência, já que Alcides tinha começado o curso anos atrás, mas precisou parar por motivos pessoais.

“Agora a gente se vê todo dia, isso aproximou muito mais a gente, tenho muito orgulho do meu pai e é bem diferente estudar com ele, é legal”, disse Bárbara. Ela e o pai estudam algumas disciplinas juntos, já que cumpre as pendências com a faculdade e termina o curso neste ano, enquanto que Alcides e Isabela estão no sexto semestre.

Foto: Alex Ferreira / Divulgação
Família estuda na mesma sala na instituição de ensino superior americanense

A escolha em comum pela farmácia tem origens no avô, que começou o negócio na década de 70, na antiga Drogaria Nossa Senhora do Carmo. Alcides disse que começou a trabalhar aos 14 anos no comércio do pai, e tinha um registro e experiência, mas não um curso superior na área.

“É engraçado por que ele acompanha a gente em tudo, e em algumas provas até tira nota maior. É por que a ele já mexe com isso há 40 anos, então a experiência dele fala mais alto”, contaram as filhas.

As meninas cresceram dentro da farmácia do pai, no Centro de Santa Bárbara d’Oeste, então, o curso nunca foi uma dúvida ou uma imposição, assim como a escolha da instituição de ensino.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Isabela, Alcides e Bárbara, da esquerda para a direita, atrás de um medidor de precisão que o pai de Alcides usava para precisar os medicamentos

“A FAM fica próxima de casa e é uma boa faculdade, eu já estudei farmácia em outros lugares e os professores nem sabem quem você é. Aqui eles ficam muito mais próximos dos alunos”, justificou Bárbara.

“O que eu gosto da faculdade é que eles conseguem ensinar a prática do dia a dia, aprendo tudo que vou usar, é uma boa aplicação”, disse a mais nova, Isabela.

ANIVERSÁRIO

A FAM completa 20 anos nesta sexta-feira (9). Atualmente, conta com 35 cursos de graduação, além dos ensinos à distância (EaD), pós-graduação e técnicos.

 

Publicidade