20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

INFRAESTRUTURA

Estrada Ivo Macris será recuperada por programa do Estado, diz Vanderlei Macris

Informação foi confirmada ao deputado pelo governador João Doria; vicinal é alvo de disputa na Justiça entre prefeitura e Estado

Por

02 de março de 2021, às 08h16

A Estrada Vicinal Ivo Macris, que liga Americana a Paulínia, será recuperada pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do programa Novas Vicinais. A informação foi divulgado nesta segunda-feira (1º) pelo deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), que solicitou a inclusão.

Até o momento, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) do Estado não confirma quais serão as estradas contempladas pelo novo pacote. A expectativa é de que o anúncio aconteça nos próximos dias.

Estrada liga Americana a Paulínia e é frequentemente alvo de reclamações pela situação precária – Foto: Arquivo / O Liberal

As péssimas condições da via motivaram a administração do ex-prefeito Omar Najar (MDB) a entrar com um processo contra o DER. A judicialização do caso foi sugerida ao Executivo pelo MP (Ministério Público).

O objetivo era identificar se os problemas na estrada foram originados por falhas na execução da pavimentação, feita pelo Estado, ou por falta de conservação, o que já seria responsabilidade do município.  

Segundo Vanderlei, o próprio governador João Doria (PSDB) confirmou que a Ivo Macris estará no programa. Os tucanos se encontram na última sexta-feira (26). Assim, a estrada receberá obras de recuperação da pista, melhorias de sinalização e do sistema de drenagem.

“Ele [Doria] reconheceu que era um pedido fundamental para a nossa cidade, região, e que ele estava incluindo no pacote. Mais uma luta que a gente conseguiu viabilizar. Para a cidade, essa estrada recuperada vai ser muito importante, principalmente para quem mora naquela região”, comentou Vanderlei.

No processo que está em tramitação na 2ª Vara Cível de Americana, uma perícia foi solicitada e realizada por um profissional independente, mas o resultado ainda não é conhecido.

Na atualização mais recente, em 24 de fevereiro deste ano, o juiz Marco Cosme Porto determinou que o DER apresente documentos solicitados pela perícia, além de deferir o pagamento do profissional.

O atual prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), solicitou a inclusão da estrada no programa estadual há cerca de um mês. “A Ivo Macris é uma via importante para o município e esta administração aguarda ansiosamente que ela seja contemplada pelo programa”, afirmou, em nota.

A possibilidade da Ivo Macris ser contemplada no programa já havia sido levantada pelo deputado estadual Cauê Macris (PSDB), em setembro de 2019. Na época, o atual presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) estava como governador em exercício.

Promotor que acompanha o caso, Ivan Carneiro Castanheiro disse que aguardaria o desenrolar dos fatos para se manifestar.

Publicidade