29 de março de 2024 Atualizado 10:41

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

EDUCAÇÃO

Estado vai abrir nova licitação para obra de creche atrasada no Jardim Boer

Construção foi anunciada pelo Estado em 2018, com previsão de entrega em novembro do ano seguinte

Por Ana Carolina Leal

13 de maio de 2021, às 07h18 • Última atualização em 13 de maio de 2021, às 08h19

O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, disse em visita a Americana, nesta quarta-feira (13), que pretende rescindir o contrato com a empresa responsável pelas obras da Creche Escola do Jardim Boer 1. A construção da unidade foi anunciada pelo Governo do Estado em 2018, com previsão de entrega em novembro do ano seguinte.

Andamento da obra está em 68%, segundo o governo estadual – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Em conversa com o prefeito do município, Chico Sardelli (PV), o secretário afirmou que a empresa responsável pela obra estaria com dificuldades financeiras e que, por isso, o Estado iria romper o contrato. “A gente vai licitar de novo”, disse.

O LIBERAL questionou a Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) sobre como ficaria a situação da creche diante da suspensão do contrato. Por meio da assessoria, a pasta informou apenas que a empresa executora foi orientada na penúltima fiscalização da obra feita pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) sobre o ritmo desacelerado e também sobre o baixo número de funcionários para o andamento ser entregue no prazo previsto.

Creche vai atender 130 crianças quando estiver pronta – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

“No último dia 26 de abril, em mais uma fiscalização feita no local, foi identificado que a obra está com 68% de execução e com conclusão prevista ainda para 2021”, diz nota da assessoria. A prefeitura de Americana, por sua vez, disse também por meio de assessoria que o secretário informou, nesta quarta-feira, que vão licitar novamente a empresa da obra. “Informou ao prefeito que cobrou agilidade da equipe que irá atuar no assunto”.

Anunciada em 2018, a unidade é construída na Rua Glória, por meio do Programa Creche Escola, parceria entre os governos estadual e municipal e o FDE. Depois de concluída, será administrada pela prefeitura.

As obras tiveram início em 17 de janeiro de 2019, sob responsabilidade da empresa Conaj Empreendimentos e Construções, de Campinas.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A expectativa da Secretaria de Educação do Estado era de que o trabalho fosse finalizado em dez meses. Quando ficar pronta, a creche atenderá 130 crianças com até cinco anos de idade. São sete salas, dois berçários, fraldário e lactário. O investimento é de R$ 1,7 milhão via repasse estadual, que foi intermediado pelo prefeito Chico Sardelli enquanto deputado estadual.

Outro lado
O LIBERAL tentou entrar em contato com a Conaj, mas as ligações no telefone fixo caíam direto na caixa postal.

Publicidade