20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Retomada

Estado confirma avanço de Americana e região e fase verde passa a valer neste sábado

Governo do Estado colocou 76% da população paulista na fase verde do Plano São Paulo; informação havia sido adiantada pelo prefeito de Campinas

Por

09 de outubro de 2020, às 13h17 • Última atualização em 10 de outubro de 2020, às 12h49

O governador João Doria (PSDB) confirmou que o DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas, do qual Americana e região fazem parte, passa para a fase verde do Plano São Paulo na reclassificação desta sexta-feira (9). A nova fase passa a valer neste sábado, com validade até o dia 16 de novembro

A informação havia sido adiantada pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizetti (PSB) pela manhã.

Além de Campinas, também passam à fase verde as regiões de Piracicaba, Taubaté, Sorocaba, Baixada Santista e região Metropolitana e São Paulo. Com essa mudança, 76% da população do Estado está na faixa verde. A região de Barretos retrocedeu à fase laranja e o restante do Estado segue na fase amarela.

76% da população do Estado está na fase verde do Plano São Paulo – Foto: Reprodução

“Os indicadores da pandemia melhoraram no Estado, como vinha ocorrendo nas últimas semanas. Nessas regiões, a progressão foi ainda mais acentuada, por isso evolução para uma fase menos restritiva”, explicou o governador.

A região de Campinas alcançou os dois critérios estabelecidos pelo Centro de Contingência para evoluir para a fase verde. O primeiro indicador é o número máximo de 40 internações por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Nos indicadores desta sexta-feira, apresentados durante a coletiva, a região de Campinas apresenta índice de 25,5 internações por 100 mil habitantes.

O outro indicador para passar à fase verde é registrar no máximo 5 óbitos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. A região de Campinas apresenta índice de 4,9 óbitos por 100 mil habitantes nesta sexta-feira.

O índice de internações na região de Campinas é o terceiro menor no Estado, atrás apenas de Baixada Santista, Sorocaba e Piracicaba.

Flexibilização
A fase verde é a penúltima dentro do plano econômico da quarentena do Plano São Paulo. Enquanto as fases até a amarela caracterizam-se por restrições e flexibilizações, a partir da quinta considera-se que há uma reabertura parcial das atividades.

Entre as principais mudanças da fase verde em relação à fase amarela estão a ampliação da capacidade máxima dos estabelecimentos para 60% e autorização para restaurantes e praças de alimentação em áreas que não sejam ao ar livre ou arejadas.

Academias de esportes e centros de ginástica deixam de precisar de agendamento prévio, e aulas em grupos estão liberadas.

Atualizações
O Centro de Contingência também trouxe mudanças para o Plano São Paulo.

Restaurantes poderão ficar abertos até as 23h – até então, o horário limite era 22h. Contudo, o atendimento aos clientes deve ser encerrado às 22h, apenas os clientes estão autorizados a permanecerem no estabelecimento por mais uma hora. Essa mudança vale para regiões que estejam nas fases amarela e verde.

Na faixa verde, fica autorizado o funcionamento de estabelecimentos por 12 horas, medida que vale para comércio, serviços, shoppings, academias, restaurantes e prestadores de serviços.

A terceira mudança, que vale para a fase amarela, estende de oito para 10 horas o período de funcionamento de estabelecimentos comerciais.

Os indicadores de variação de casos, internações e óbitos passam a comparar os últimos 28 dias com os 28 dias anteriores. Além disso, houve reunificação do Departamento Regional de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo, que havia sido desmembrado no início da pandemia.

Restrições
Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen ressalvou que seguem proibidas atividades que promovam aglomerações, mesmo nas regiões que avançaram para a fase verde.

A secretária lembrou que seguem proibidas em todo o Estado festas, baladas, torcidas em estádios e grandes shows com público em pé.

Publicidade