20 de abril de 2024 Atualizado 11:07

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Esperada por pais, vacina já teve 76% das doses aplicadas

Imunização passou a ser oferecida para adolescentes de 11 e 12 anos na rede pública em Americana na semana passada e teve alta procura

Por Marina Zanaki

26 de abril de 2020, às 10h08 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 10h22

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal.JPG
A vacina de meningite ACWY está disponível para a faixa etária prevalente na maioria dos surtos da doença no país

Das 600 doses de vacina de meningite ACWY recebidas pela Prefeitura de Americana, 460 já foram aplicadas. A alta procura ocorre, segundo a Vigilância Epidemiológica de Americana, porque o imunizante era esperado pelos pais.

As doses, que protegem contra quatro subtipos da bactéria que provoca meningite, foram disponibilizadas à população na rede pública na semana passada. A procura pelas doses aumentou esta semana, após a divulgação feita pela prefeitura que a vacina, até então disponível apenas na rede particular, estava nos postos de saúde e havia sido incorporado ao calendário de vacinação.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Americana, Simone Maciel, disse ao LIBERAL que havia uma demanda “reprimida” por parte dos pais em relação a essa vacina, já que ela protege contra uma bactéria que pode causar um quadro grave de meningite, com sequelas e alto risco de morte.

“A vacina tem um custo considerado alto pela população em geral. Era uma vacina esperada quando o ministério incluiu no calendário. As pessoas que foram orientadas sem dúvida estão levando os filhos para tomar”, explicou.

Em clínicas particulares, a dose varia de R$ 300 a R$ 400. A vacina está disponível na rede pública apenas para adolescentes entre 11 e 12 anos, substituindo a vacina meningocócica C nesta faixa etária. Já as crianças com três meses, cinco meses e um ano, continuarão recebendo a meningocócica C normalmente.

A coordenadora explicou que, como é uma vacina de rotina e não há campanha em andamento, a reposição do estoque do imunizante é mensal.

Foto: Arquivo / Liberal
Imunização contra a meningite ACWY tinha demanda reprimida

AMPLIAÇÃO. A vacina de meningite ACWY está disponível para a faixa etária prevalente na maioria dos surtos da doença no país.

Em fevereiro, a estudante Thaila Vitória Delafiori, de 12 anos, morreu por conta de meningite em Americana. O subtipo do agente não foi identificado pois, na ocasião do atendimento, não houve coleta do líquor.

A expectativa da Vigilância Epidemiológica é que a vacina passe a ser disponibilizada para as demais faixas etárias. Contudo, o órgão municipal ainda não recebeu uma estimativa de quando isso deve ocorrer.

“Eu acredito que o ministério inicia com essa faixa etária, e com o passar do tempo vai ampliando, assim como ocorreu com outras vacinas”, aposta Simone.

O LIBERAL questionou o Ministério da Saúde sobre a ampliação para outras faixas etárias, mas a pasta federal não respondeu quando isso deve ocorrer.

Publicidade