Escritora fala sobre garantia de direitos para 500 alunos

Alunos da escola Professor Jonas Correa de Arruda Filho participaram na sexta de uma palestra sobre garantia de direitos da criança e do adolescente


Cerca de 500 alunos da escola Professor Jonas Correa de Arruda Filho, na região do São Vito, em Americana, participaram na última sexta-feira (5) da palestra sobre garantia de direitos da criança e do adolescente com a escritora Anna Luiza Calixto, autora e fundadora do Projeto “Os Cinco Passos”. O evento foi promovido pela Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Anna, que também é integrante da Comissão Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e já recebeu o prêmio “Marco da Paz”, falou aos alunos sobre os direitos legítimos das crianças e dos adolescentes e o papel de cada um na construção e garantia dos direitos.

Foto: Marília Pierre / Prefeitura de Americana
Palestra foi realizada na última sexta-feira e contou com cerca de 500 alunos

O secretário da pasta Aílton Gonçalves Dias Filho e a coordenadora do Peti Odilamar Lopes Mioto participaram do evento e ressaltaram a importância da participação dos alunos no processo, destacando as ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador.

Em 29 de junho, o município oficializou a campanha “Americana é contra o trabalho infantil” e este evento, conforme registro no Plano Decenal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, constitui uma das ações estratégicas a serem desenvolvidas e implementadas pelo Peti.

Anna Luiza, que completou em julho 18 anos de idade, milita por direitos de crianças e adolescentes desde 2008. É escritora, com quatro obras publicadas na área do Sistema de Garantia de Direitos, palestrante e ativista infanto-juvenil pelo Partners of Americas, palestrando por todo o território nacional.

Nomeada Delegada Nacional Emérita dos Direitos de Crianças e Adolescentes, Anna é a única adolescente do mundo a ter recebido a premiação italiana marco da paz. Participou da campanha “Criança Esperança”, através do Reality Social Click Esperança em 2016, e é autora e fundadora do Projeto “Os Cinco Passos”, que atendeu mais de vinte e sete mil alunos da Rede Pública de Ensino, em nove unidades da federação, além de ser membro da Comissão Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Ela também é colunista do Portal de Jornalismo e Mobilização Rede Peteca e do Jornal O Atibaiense. Atualmente é também coordenadora de projetos da Ouvidoria Pública do Município de Atibaia e palestrante pela K&M Consultoria.

As informações são da assessoria de comunicação da Prefeitura de Americana.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!