28 de março de 2024 Atualizado 10:54

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Campanha

Em quatro meses, Americana vacinou 61% contra a gripe

Foram aplicadas pouco mais de 60 mil doses nos grupos prioritários e outras 18 mil na população em geral

Por Marina Zanaki

04 de agosto de 2021, às 08h01 • Última atualização em 04 de agosto de 2021, às 10h28

Após quase quatro meses do início da campanha de vacinação contra gripe, a Secretaria de Saúde de Americana conseguiu vacinar somente 61% do público-alvo. A meta preconizada é imunizar 90% das pessoas que se encaixam nos grupos com maior risco para complicações. As doses seguem disponíveis nas unidades de saúde e estão liberadas para toda a população.

Os grupos prioritários para a imunização contra gripe que possuem uma estimativa populacional são compostos por cerca de 68 mil habitantes. Contudo, até esta terça-feira, somente 41.708 pessoas do público-alvo haviam sido vacinadas.

O único grupo que atingiu a meta foram os profissionais da saúde. No total, 7.987 pessoas que trabalham nessa área foram vacinadas, totalizando uma cobertura de 111%.

Os 17 postos de saúde de Americana seguem aplicando a vacina contra gripe – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Os idosos, público principal da campanha pela alta taxa de complicações pela gripe, tiveram apenas 55% de cobertura, com 23.568 doses aplicadas. Crianças entre seis meses e menores de seis anos atingiram 57% de cobertura. Gestantes e puérperas têm, respectivamente, 54% e 43% de imunização. Na população em geral foram aplicadas 18.892 doses, totalizando 60.600 pessoas vacinadas em Americana.

A Vigilância Epidemiológica não possui mais estoque de vacinas contra gripe. Contudo, todas as unidades básicas receberam um quantitativo para continuar aplicando em quem procurar a imunização. Foram distribuídas cerca de 3,5 mil doses entre os 17 postos de saúde que oferecem o imunizante, e a vacina segue sendo aplicada.

“O setor aguarda a chegada de uma nova remessa de doses para dar continuidade à campanha”, disse a Vigilância Epidemiológica.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A vacinação contra gripe alcançou a meta em tempo recorde no ano passado. Na ocasião, a pandemia havia acabado de ser declarada e ainda não havia perspectiva de imunização contra o coronavírus.

Este ano, a campanha contra gripe foi realizada simultaneamente à vacinação contra a Covid-19. O Ministério da Saúde recomendou um prazo de 15 dias entre os dois imunizantes, mas em caso de conflito a orientação foi priorizar a proteção contra a pandemia.

Publicidade