29 de março de 2024 Atualizado 09:47

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Além da Capa

Em paralelo às rádios, LIBERAL produz conteúdo em podcast

O Além da Capa marca a incursão do Grupo Liberal no mercado de produção de áudio sob demanda

Por Rodrigo Alonso

21 de janeiro de 2020, às 07h38 • Última atualização em 23 de janeiro de 2020, às 14h29

Em paralelo à programação das rádios FM Gold (94.7) e a VOCÊ (AM 580), o Grupo Liberal também produz conteúdos em áudio para plataformas de consumo sob demanda por meio do podcast Além da Capa.

O programa teve início em outubro e, desde então, já foi ouvido pelo menos 8,4 mil vezes, de acordo com dados do Spreaker, plataforma de hospedagem para podcasts, e está disponível em diferentes “tocadores”, como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts e Castbox.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
O podcast “Além da Capa” está disponível nas principais plataformas de streaming

“A reação em torno dos primeiros meses de vida do Além da Capa é muito gratificante, por se tratar de uma ideia ainda nova aqui para a região”, diz o coordenador de jornalismo das emissoras de rádio do Grupo Liberal, Bruno Moreira.

Ao todo, foram 18 episódios lançados, todos com apresentação de Bruno. Repórteres do LIBERAL e profissionais convidados também constroem o conteúdo de cada edição.

“O nosso cardápio é marcado pela variedade, passando por assuntos de todas as editorias, sem estar amarrado a um único estilo, e a gente preza pela permanência dessa proposta”, afirma.

À frente da execução do projeto, Bruno aponta que uma parcela dos ouvintes nunca tinha escutado um podcast. “Para grande parte da audiência, esse tem sido o primeiro contato com esse formato. E é um prazer e uma responsabilidade grande ser responsável por isso”, observa.

O coordenador ainda cita que, nesse formato, o ouvinte pode escolher livremente o que escutar. “A pessoa com o celular em mãos é quem tem a decisão sobre o que ouvir, qual programa escolher, qual assunto. É um consumo completamente sob demanda e que dá o protagonismo dessa decisão ao ouvinte”.

Para o editor-executivo João Colosalle, por esse e outros motivos, o podcast tende a se fortalecer cada vez mais.

“Há no mercado o entendimento de que os podcasts não são apenas uma onda, mas que se trata de mais uma plataforma de conteúdo que se consolidará, especialmente por conta da popularização dos smartphones e pela característica de dar mais liberdade de escolha ao ouvinte”, explica.

Publicidade