20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Sessão na câmara é suspensa em meio a protesto contra abrigo

A confusão começou quando o secretário de Ação Social, Ailton Gonçalves, usava a tribuna para falar do abrigo que vai atender

Por George Aravanis

24 de outubro de 2019, às 15h17 • Última atualização em 24 de outubro de 2019, às 17h03

Em meio a um protesto contra a instalação de um abrigo para moradores de rua na Vila Gallo, o presidente da Câmara de Americana, Luiz da Rodaben (PP), teve de suspender a sessão desta quinta-feira (24) por cerca de dez minutos. O abrigo deve ser instalado em um imóvel na Rua Paissandu e vem gerando protestos contra e a favor desde o anúncio do projeto.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Manifestantes foram para a Câmara de Americana para tentar impedir a instalação de um abrigo para moradores de rua

A confusão começou quando o secretário de Ação Social, Ailton Gonçalves, usava a tribuna para falar do abrigo que vai atender dez homens. Neste momento, moradores do bairro que acompanham a sessão e erguiam cartazes com escritos como “fora abrigo” começaram a gritar palavras como “leva pra sua casa”, direcionadas ao pastor, e a chamá-lo de mentiroso (porque ele disse que procurou moradores para conversar).

Após pedir silêncio várias vezes, Rodaben suspendeu a sessão.

Enquanto a sessão ficou suspensa, os vereadores continuaram no plenário e os moradores reclamavam. Maria Giovana (PCdoB) e Odir Demarchi (PL) pediram que as dez pessoas que protestavam se acalmassem e deixassem o secretário falar. “Agressividade não”, afirmou a vereadora.

A sessão já foi retomada, o secretário retomou a palavra, mas os manifestantes (há dez no plenário) continuaram a interrompê-lo. Silvia Basque, moradora do bairro, questionou se Gonçalves vai mandar a PM fazer segurança no local.

Rodaben ameaçou mandar retira-la do plenário. “Você não está colaborando.”

No momento, os vereadores fazem perguntas ao secretário. Gonçalves afirma que não há nenhum perigo relacionado ao abrigo, e que o local não vai atender usuários de drogas.

Nesta quarta-feira, a prefeitura enviou para câmara o projeto que autoriza o uso do imóvel pela Organização Vinde à Luz para abrigar moradores de rua.

Publicidade