28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Reclamação

Em meio a falta de água, moradores de Americana reclamam de vazamentos

Queixas foram feitas por moradores dos bairros Vale das Nogueiras, Centro, Antônio Zanaga e Parque da Liberdade

Por Isabella Holouka

02 de abril de 2020, às 11h53 • Última atualização em 02 de abril de 2020, às 16h45

As reclamações de falta de água são constantes em Americana e neste período de isolamento social em função do novo coronavírus (Covid-19), o DAE (Departamento de Água e Esgoto) fez um alerta para a alta no consumo e apontou os riscos de desabastecimento na cidade. Também afirmou que redes estouradas, como a da Campos Sales, bombas com defeito e até incêndio ou vandalismo são problemas pontuais e afetam o fornecimento de água. E mesmo em meio a este contexto, não faltam vazamentos de água na cidade.

Foto: Arquivo pessoal
Foto mostra vazamento no Vale das Nogueiras, apesar do reparo feito pelo DAE

Neste semana, o LIBERAL recebeu pelo menos quatro reclamações de vazamentos que acontecem há dias em diversas regiões de Americana.

O gestor de segurança Jackson Pereira, de 43 anos, relata um vazamento na Rua Rayon, no Vale das Nogueiras. “Fizeram um reparo mas não sanou o problema. É bem na entrada da empresa e por isso [o buraco e o vazamento] tendem a só aumentar. Tem uns 15 dias que vem ocorrendo isso”, disse ao LIBERAL nesta quarta-feira (1º).

Abner Lucas Alves, de 40 anos, morador da Rua Dom Pedro II, na região central da cidade, aponta outro vazamento com pelo menos 15 dias. No local há um buraco, que deixa a impressão de asfalto afundando.

No Antônio Zanaga, uma moradora da Rua Raul de Leoni, aponta mais um vazamento que completa duas semanas. “Não é falta de ligar para eles não, porque todos os dias a gente tem ligado e pedido para eles virem dar uma olhada aqui, para ver o que está acontecendo”, diz ela. A moradora disse que o DAE ficou de resolver o problema na semana passada, mas não apareceu para realizar o serviço.

Uma moradora da Rua Serra Estrela do Norte, no Parque da Liberdade, que preferiu não ser identificada, disse que um problema próximo a sua casa ocorre há cerca de 8 dias.

“Tem umas rachaduras na rua e está vazando muita água, desperdiçando. A gente liga para o DAE e eles não estão nem aí. Falam que vem, que vão colocar com urgência, mas faz tempo que a gente está ligando e nada”, reclama. “Aqui no bairro está muita falta de água. Com essa pandemia a gente tem que lavar as mãos, se higienizar, e de que jeito se faz isso com falta de água?”, questiona.

Questionada, a Prefeitura de Americana respondeu que, de acordo com o DAE, na Rua Serra Estrela do Norte uma equipe está nesta quinta-feira (2) fazendo as manutenções necessárias e os outros locais estão na programação de serviços, para serem feitos neste final de semana.

LIBERAL NAS RUAS: Viu algo de errado no seu bairro? Um buraco na rua, um vazamento ou uma obra parada? Escreva para redacao@liberal.com.br ou envie mensagem para o WhatsApp do LIBERAL, no (19) 99271-2364, clicando aqui.

Publicidade