18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

FRIO

Em Americana, geada congela até mudas de alface em horta

Cidade registrou menor temperatura dos últimos cinco anos nesta terça-feira

Por Maria Eduarda Gazzetta

20 de julho de 2021, às 20h48

O frio e a geada que atingiram Americana e região na madrugada desta terça-feira (20) prejudicou a plantação de alface de uma horta no Parque Novo Mundo.

Frio congelou plantação de alface em horta no Parque Novo Mundo – Foto: Marcelo dos Santos / Divulgação

Segundo Marcelo dos Santos, dono da horta, os pés da hortaliça ficaram cobertos de gelo pela manhã e foi preciso esperar descongelarem naturalmente e adubar para fortalecer a plantação.

“A primeira vez que aconteceu foi há cinco anos e agora foi de novo. Não consigo calcular meu prejuízo, porque será a longo prazo”, explicou o dono da horta. Marcelo disse que a geada em sua plantação causa um retardo na produção do plantio, demorando mais tempo para uma nova colheita.

Para saber quantos pés de alface foram prejudicados, ele explicou que é preciso esperar até esta quarta-feira (21). “Para eu ver se as folhas foram queimadas, preciso ver amanhã cedo, que é o prazo que temos”, explicou ao LIBERAL.

Segundo proprietário da horta, foi preciso esperar o alface descongelar e adubar para fortalecer a plantação – Foto: Divulgação

Recorde

Americana registrou nesta terça-feira a manhã mais fria dos últimos cinco anos. Os termômetros do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) registraram 5,2°C às 7 horas. A última vez que Americana registrou a mesma temperatura foi em 13 de junho de 2016.

Em junho deste ano, a cidade já havia registrado a marca de 5,5°C, a mais fria desde 2016 até então.

Publicidade