25 de abril de 2024 Atualizado 10:56

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Projeto

Em 2ª discussão, câmara libera aterro a receber lixo de fora

A aprovação foi por 13 votos e 6 contrários; vereadores repetiram a votação de duas semanas atrás, quando o projeto passou em primeira discussão

Por Leonardo Oliveira

12 de novembro de 2019, às 11h00 • Última atualização em 13 de novembro de 2019, às 16h49

O projeto que autoriza Americana a receber lixo de outros municípios ao aterro sanitário, instalado na região do Pós-Anhanguera, foi aprovado na manhã desta terça-feira (12), em segunda discussão na Câmara Municipal. A propositura, que foi tema do podcast Além da Capa, agora só depende da sanção do prefeito Omar Najar (MDB) para passar a valer.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Americana poderá passar a receber lixo de outros municípios no aterro sanitário

A matéria foi aprovada por 13 votos e 6 contrários – o mínimo necessário para aprovação por se tratar de uma proposta de emenda à LOM (Lei Orgânica do Município). Os vereadores repetiram a votação de duas semanas atrás, quando o projeto passou em primeira discussão.

Na sessão de hoje, a discussão novamente girou em torno da implementação de uma usina de CDR (Combustível Derivado de Resíduos) em Americana. Poder receber lixo de fora traria mais retorno financeiro para a Engep. A empresa, que gere o aterro de Americana, promete a construção da usina.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_30.10.2019
O gerente do aterro sanitário de Americana, Delmo Pescuma

“Hoje Americana saiu ganhando. O que a gente consegue agora é a entrada do município de Americana dentro de um novo contexto do meio ambiente e sustentabilidade”, afirmou o gerente do aterro sanitário de Americana, Delmo Pescuma.

Uma das críticas da oposição sobre a propositura é que a matéria aprovada não garante a construção da usina, apenas a vinda do lixo de outras cidades. “Eu tenho certeza que a gente vai infelizmente enterrar muito lixo ali antes de ter a usina aqui na cidade, então eu queria um projeto que amarrasse”, disse a vereadora Maria Giovana Fortunato (PCdoB).

Votaram a favor

Otto Kinsui
Luiz da Rodaben
Kim
Pedro Peol
Thiago Brochi
Alfredo Ondas
Renato Martins
Leo da Padaria
Rafael Macris
Thiago Martins
Guilherme Mancini
Geraldo Fanali
Juninho Dias

Votaram contra

Gualter Amado
Maria Giovana
Odir Demarchi
Padre Sergio
Vagner Malheiros
Welington Rezende

*CORREÇÃO: diferente do publicado, a vereadora Fran da Padaria não participou da votação do projeto. O texto foi corrigido nesta quarta-feira (13), às 16h47.

Publicidade