25 de abril de 2024 Atualizado 11:06

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Durante disparada nas internações por coronavírus, três respiradores do HM quebram

Aparelhos que fazem parte da UTI Covid foram encaminhados para manutenção e devem retornar somente na semana que vem; 100% da UTI está ocupada

Por Marina Zanaki

04 de março de 2021, às 20h19 • Última atualização em 05 de março de 2021, às 08h49

A manutenção pode ser realizada somente pela fabricante - Foto: Divulgação

Em um momento de disparada nas internações pelo novo coronavírus (Covid-19) em Americana, três respiradores do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi apresentaram problema.

A manutenção pode ser realizada somente pela fabricante. Segundo o hospital, os aparelhos já foram encaminhados e a previsão é que retornem somente na próxima semana. Até lá, o HM conta com 14 leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) Covid, dos quais todos estão ocupados nesta quinta-feira.

Superintendente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), José Carlos Marzochi alertou que o hospital está operando no limite da capacidade e apelou para que a população colabore seguindo as regras sanitárias.

“Nós readequamos essa ala e estamos operando no limite. O momento exige da população o máximo de cuidado, evitando aglomerações e fazendo uso de máscara, porque nós precisamos evitar o contágio. Não basta somente ampliar leitos; temos que focar na causa da doença e não apenas em seus efeitos”, desabafou Marzochi.

O HM contratou mais 13 profissionais da enfermagem junto à terceirizada Hygea, com quem já possui um contrato para fornecimento de mão de obra.

O Hospital Municipal informou que vem buscando ampliar os leitos, e disse que consegue chegar de forma gradativa a 20 leitos de UTI e 20 de enfermaria. Para isso, está providenciando a contratação de mais profissionais e a viabilidade operacional.

Internados
Mais 12 moradores deram entradas em hospitais com suspeita para o coronavírus entre ontem e hoje, segundo boletim epidemiológico.

Com isso, Americana tem 76 moradores internados em leitos de coronavírus, dos quais 16 testaram positivo e 66 aguardam resultado de exames. Esses pacientes podem estar tanto em hospitais na cidade quanto fora dela.

Já os quatro hospitais de Americana com leitos para pacientes com coronavírus – Hospital Municipal, Unimed, São Lucas e São Francisco – contabilizam 83 internados, dos quais 41 em leitos com respiradores e 42 em enfermarias.

A taxa geral de ocupação das UTIs Covid no município está em 75% nesta quinta-feira, e as enfermarias têm 64% de ocupação.

Publicidade