21 de abril de 2021 Atualizado 22:22

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Acabou

Doses da vacina contra Covid para idosos de 77 a 79 anos acabam em Americana

No total, 960 doses foram destinadas para esta faixa etária

Por André Rossi

03 mar 2021 às 14:20 • Última atualização 03 mar 2021 às 16:03

As doses disponíveis para a vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) dos idosos entre 77 anos e 79 anos acabaram nas três UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Americana. A aplicação teve início nesta quarta-feira (3) e foi encerrada por volta das 14h por falta de imunizante.

A prefeitura havia informado na terça-feira (2) que o Estado encaminhou 960 doses da CoronaVac, a vacina do Instituto Butantan, para atender o público dessa faixa etária. As vacinas chegaram na segunda-feira (1º), com um total de 4.080 unidades do imunizante. No entanto, as demais doses foram separadas para a aplicação da segunda dose para idosos com mais de 90 anos e profissionais de saúde.

Até a publicação desta reportagem, ainda não havia uma data para retomar a vacinação deste público de 77 a 79 anos em Americana.

Nas UBSs do Jardim São Paulo e do Parque das Nações, as doses terminaram pouco depois do meio dia. A vacinação estava programada para ir até às 15h.

Fila de carros no drive-thru da UBS Cillos em busca da imunização – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Já no drive-thru em frente a UBS Cillos, as unidades se esgotaram às 14h. O local começou a atender as 8h30 e iria até às 19 horas. Houve grande procura no local desde as primeiras horas da manhã. No início da tarde, a fila de carros ultrapassava a Rua Hugo Cantelli e chegava até o acesso da Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304).

As equipes de saúde distribuíram senhas para organizar a demanda. As últimas nove senhas foram entregues por volta das 14 horas e, até a publicação desta matéria, a aplicação ainda era finalizada.

Profissionais da UBS entregaram senha no drive-thru para organizar a vacinação – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Os demais moradores que estavam na fila do drive-thru tiveram de ir embora. Funcionários da UBS e agentes da Gama (Guarda Municipal de Americana) avisaram a população.

“O município agora aguarda o envio de mais vacinas para esse público, cujo esquema de vacinação será divulgado tão logo receba um novo lote do imunizante”, disse a prefeitura, em nota.

O engenheiro Manoel Aparecido Flores, 51, foi um dos moradores que não conseguiu a senha para vacinar seu pai, Orlando Flores Baltazar, de 79 anos.

O LIBERAL no seu e-mail: se inscreva na nossa newsletter

Antes de ir ao drive-thru, o homem já tinha se dirigido até a UBS do Jardim São Paulo, mas não conseguiu a vacina. “Infelizmente fomos um dia últimos. É uma frustração, agora temos que esperar. Estamos preocupados”, lamentou Manoel.

Outros públicos
Além dos idosos entre 77 a 79 anos, a prefeitura ainda realiza a campanha de vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir de 80 anos, idosos com mais de 90 anos e profissionais de saúde. Confira como está o esquema de vacinação na cidade para esses grupos:

Idosos acima de 90 anos e profissionais de saúde (SEGUNDA DOSE) – Das 8h30 às 15h

LocalEndereço
UBS Jardim BoerRua Romildo Bosqueiro, 55
ESF JaguariRua Lupicínio Rodrigues, 165
UBS MathiensenRua das Alfazemas, 316
UBS ZanagaRua Adelmar Tavares, 185
ESF Praia AzulRua Maranhão, 1.213
UBS Parque GramadoAvenida da Amizade s/n

Idosos acima de 80 anos (PRIMEIRA DOSE) – Das 8h30 às 15h

LocalEndereço
UBS Vila GalloRua Quintino Bocaiúva, 1.250
UBS São VitoRua Vicente Caravieri, 300
UBS Jardim BrasilRua Benedito Aparecido Bertossi, 480
UBS São DomingosRua Salvador Giordano, 320

Publicidade