23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

SEGURANÇA

Doses de vacina contra Covid-19 terão vigilância policial 24 horas em Americana

Gama e PM vão realizar o translado do local de armazenamento até os postos de vacinação; cidade já tem plano para iniciar a vacinação

Por

14 de janeiro de 2021, às 13h21 • Última atualização em 14 de janeiro de 2021, às 13h31

As doses de vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) terão vigilância 24 horas em Americana. A Gama (Guarda Municipal de Americana) ficará responsável pela segurança no local de armazenamento e também pelo translado para os postos de vacinação.

Reunião entre secretário de Saúde e forças de segurança definiu planejamento – Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação

O planejamento foi divulgado nesta quarta-feira (13). Além da guarda, a PM (Polícia Militar) também irá disponibilizar dois homens da corporação para colaborar na escolta.

De acordo com o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira as doses ficarão em câmeras refrigeradas. O local de armazenamento – que não foi divulgado por questões de segurança – também conta com geradores para lidar com uma eventual queda de energia.

“A Guarda Municipal e a PM vão dar todo o suporte logístico para que essa vacina esteja segurada tanto no local de armazenamento quanto no translado. Quando a gente for entregar a vacina na unidade de saúde e quando for recolher no final do dia”, explicou Danilo.

O Governo do Estado informou aos municípios que vai enviar os insumos necessários para a vacinação, como agulhas, seringas e luvas. Entretanto, Danilo disse que Americana se preparou e tem os itens necessários para iniciar a imunização caso aconteça algum imprevisto.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

“Na pior das hipóteses, se ocorrer algum problema de licitação e esses insumos não chegarem, a prefeitura está com insumos preparados para realizar a imunização”, afirmou Danilo.

Plano de vacinação
A cidade terá oito locais de imunização para a população idosa de segunda a sexta-feira, dos quais quatro atenderão aos sábados em sistema drive-thru.

Por ora, Americana segue a programação traçada pelo Governo do Estado. A imunização está prevista para ter início em 25 de janeiro.

Na primeira etapa, que vai até 22 de março, serão vacinados os profissionais de saúde e idosos com 60 anos ou mais. No total, o grupo inclui 35.738 pessoas.

Defesa da vacina
O secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho de Oliveira, defendeu a eficácia da CoronaVac.

“O que eu te digo, enquanto profissional de saúde e doutor em saúde pública: [a vacina] é preconizada para uso, a população pode vacinar sem medo, com segurança. A vacina já tinha mostrado que é segura, agora mostrou que é eficaz”, afirmou Danilo.

O secretário aponta que a percepção é baseada em relatórios sobre a CoronaVac que foram divulgados pelo Instituto Butantan e artigos de especialistas. No entanto, Danilo ressalta que a vacina ainda precisa ser aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que deve definir a aprovação ou não no próximo domingo (17).

Publicidade