29 de março de 2024 Atualizado 11:51

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COVID-19

Doria minimiza carreata pró-comércio em Americana: ‘baixa expressão’

Ato da última segunda-feira teve críticas diretas ao governador por conta das restrições impostas ao comércio durante a quarentena

Por André Rossi

15 de abril de 2020, às 14h51 • Última atualização em 16 de abril de 2020, às 08h11

O governador João Doria (PSDB) minimizou a relevância da carreata pró-comércio que foi realizada em Americana na última segunda-feira (13). Questionado sobre o ato durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (15), o tucano classificou o protesto como algo de “baixa expressão”.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram e receba as notícias no seu celular!

O movimento foi organizado por grupos políticos de direita, contou com a adesão de comerciante e funcionários da cidade e teve críticas diretas ao governador por conta das restrições ao funcionamento do comércio.

Americana tem seguido o que determina o decreto estadual de quarentena para combater a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

“Uma carreata com duas dúzias de veículos e pessoas gritando não me parece exatamente uma representação majoritária daquelas pessoas que vivem em Americana, na Região Metropolitana de Campinas”,  disse o governador.

“Eu não quero desmerecer nenhuma manifestação, mas não vejo representatividade que possa ser levada em conta de um grupo tão pequeno, de baixa expressão, e que teima em desconsiderar as orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e dos profissionais da saúde do Estado de São Paulo”, afirmou Doria.

Covid-19: confira aqui as iniciativas para doação de alimentos e produtos na região e ajude quem mais precisa

A concentração da carreata começou às 17 horas na Avenida Antonio Pinto Duarte. Liderados por um caminhão de som, os veículos saíram às 18 horas e percorreram a região central, passando pelas avenidas Cillo e Campos Sales.

A carreata foi finalizada na Rua Fernando Camargo. Essa foi a segunda carreata pró-comércio realizada em Americana. A primeira ocorreu no dia 28 de março.

Foto: Governo de SP
O governador João Doria durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira

“Felizmente a maioria da população do Estado de São Paulo tem apoiado o isolamento e atendido a nossa recomendação. Havendo necessidade de outras medidas, nós anunciaremos no próximo dia 22, quarta-feira, quando vence o período da atual quarentena”, comentou Doria.

Organizador da carreata e membro do grupo político Aliança pelo Brasil, o autônomo Antonio Jardas Macedo, 31, disse que o governador tentou “desmerecer completamente” o movimento. O grupo agendou uma nova carreata para o próximo sábado, às 10 horas, com concentração na Rua da Agricultura, em frente a loja Havan, em Santa Bárbara d’Oeste.

“Nós temos os vídeos. A gente acredita que tinha mais de 10 km de carreata,  mais de mil carros se você calcular pelo tamanho de cada carro. Se não tivesse tido uma relevância tão grande, não chegaria ao ponto dele fazer um comentário em plena coletiva. Se está comentando é porque sentiu esse golpe, porque incomodou”, opinou Jardas.

ISOLAMENTO

Em Americana, o percentual de isolamento social medido pelo monitoramento inteligente do Estado mostrou que, nesta terça-feira (15), 48% da população cumpriu a orientação de evitar aglomerações. O número é um ponto percentual maior do que na segunda-feira.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

Ajudar no combate ao novo coronavírus por meio do isolamento social é a principal maneira de melhorar as condições de recuperação da economia após a pandemia, segundo o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi. Esse é o assunto do Além da Capa desta quarta-feira.

{{1}}

Publicidade