22 de abril de 2021 Atualizado 23:12

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COVID-19

Doria decreta toque de restrição entre 23h e 5h no Estado

Medida foi tomada após o Estado alcançar o recorde de internações nesta semana, superando o pico da pandemia

Por Marina Zanaki

24 fev 2021 às 12:59 • Última atualização 24 fev 2021 às 16:16

O governador João Doria (PSDB) decretou nesta quarta-feira (24) um toque de restrição entre 23h e 5h em todo o Estado. A medida começa a valer a partir de sexta-feira (26) e durará até 14 de março. Ela busca coibir a circulação de pessoas. Entenda abaixo o que muda com a determinação.

A decisão foi adotada após São Paulo alcançar recorde de internações, superando o pico da pandemia, com 6,5 mil internados em leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva).

Na prática, as atividades econômicas já não estavam autorizadas a funcionar após as 22h na região de Campinas, que está na fase amarela. O que muda é o impedimento de aglomerações e circulação de pessoas.

“Dado ao fato que chegamos a recorde de internações de Covid-19 no sistema hospitalar, o Governo de São Paulo atendendo expressa recomendação do Centro de Contingência decreta restrição de circulação das pessoas das 23h até as 5h em todo o Estado de São Paulo”, declarou o governador João Doria.

O LIBERAL no seu e-mail: se inscreva na nossa newsletter

“Temos que adotar essa medida para proteger vidas. Não temos nenhuma satisfação em adotar medida como essa, mas temos necessidade de aplicar essa medida para proteger vidas, garantir a existência. Sem vida não há consumo, mortos não consomem”, afirmou o governador durante a coletiva de imprensa.

Coordenador do Centro de Contingência, Paulo Menezes disse que o sistema de saúde do Estado iria colapsar em três semanas caso não fossem adotadas medidas restritivas nesse momento.

“Isso é consequência provavelmente das aglomerações que ocorreram há cerca de 10 dias atrás, no Carnaval. Mas também pode haver outros fatores, temos discutido bastante a introdução de variantes da Sars Cov 2, principalmente aquela identificada primeiramente em Manaus”, alertou o médico.

“Ela já foi identificada e está circulando em alguns municípios, temos visto mudança de situação muito rápida. Regiões e municípios em situação confortável em relação aos indicadores da pandemia e disponibilidade de leitos, rapidamente em uma ou duas semanas viram a situação mudar e hoje passam por situação bastante dramática”, finalizou Paulo Menezes.

A região de Araraquara enfrenta lotação de leitos de UTI. Várias cidades adotaram lockdown diante da situação.

O governador João Doria destacou que a principal medida a ser combatida nesse momento são festas clandestinas. A população pode denunciar a ocorrência por meio do 190 da Polícia Militar ou pelo 0800-771-3541.

O que muda na prática?

Após as 23h, está autorizado circular para:

  • ir até serviços essenciais (hospital, farmácia)
  • se deslocar para o trabalho, ou retornar do trabalho para casa
  • circular a trabalho (por exemplo, serviços de entrega de comida)

Não está autorizado após esse horário:

  • se deslocar por qualquer motivo que não seja essencial
  • participar de reuniões na casa de alguém
  • participar de festas e eventos
  • participar de aglomerações

Publicidade