28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

NOTÍCIAS QUE INSPIRAM

Domingo é o Dia da Família!

Ação já atraiu mais de 1 milhão de pessoas para a Festa do Peão de Americana em seus 13 anos de história

Por Jucimara Lima

19 de junho de 2022, às 10h03 • Última atualização em 19 de junho de 2022, às 10h06

Luan Santana levou multidão na edição da festa deste ano - Foto: Marlon Oliveira

Em 2008, a rede de supermercados São Vicente e o Clube dos Cavaleiros de Americana fechariam uma parceria inovadora que entraria para a história da Festa do Peão, inspiraria outras ações parecidas Brasil afora e levaria ao evento mais de 1 milhão de pessoas em 13 anos de realização.

Muito além disso, o “Domingo da Família” criaria a oportunidade de pessoas de várias classes sociais poderem curtir o evento pela primeira vez, afinal, a ideia sempre foi popularizar os preços dos ingressos.

Segundo Marcos Cavicchiolli, diretor do São Vicente e um dos idealizadores da ideia, juntamente com o CCA e mais alguns parceiros, a ação teve início como uma tentativa de reavivar os domingos, que até então eram os dias de menor público da festa. “Quando o Clube dos Cavaleiros me procurou para fazer alguma coisa para o domingo, pensamos: não queremos ser apenas mais um, outros já tinham tentado, então, nós procuramos fazer algo diferente.”

Frequentador das arquibancadas da Festa do Peão na época da Fidam, nos anos 90, Marcos relembra a emoção que sentiu na primeira edição da ação. “Particularmente, foi algo maravilhoso ver naquele domingo a marca do São Vicente estampada na Festa do Peão de Americana, mesmo que em uma estrutura muito mais modesta do que essa que a gente tem hoje. Ver aquele público todo, que naquela época foi o maior do que todos os outros dias da edição, foi realmente incrível”.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Ciente da evolução da festa e do fortalecimento da parceria CCA e São Vicente, Marcos recorda, quando ia ao evento apenas para se divertir.

“Nunca imaginei que a marca do São Vicente poderia estar no palco da festa com a relevância que conseguiu ganhar. Lembro de uma marca concorrente antiga, que já nem existe mais em Americana. Não é saudosismo, mas lembrar da Fidam e olhar isso aqui hoje, a estrutura que a festa tem e poder estar junto, fazendo parte dessa história, é maravilhoso, principalmente por poder proporcionar a oportunidade do público também estar aqui”.

Sonhos realizados
A designer de bordados Monik Suellen, de 37 anos, sempre que pode vai com o marido e os dois filhos para a festa e ressalta a importância da iniciativa. “Acho legal a ideia do São Vicente de proporcionar para as famílias a possibilidade de ir à festa com um preço acessível. Poder vir curtir a festa com toda a família, em um ambiente familiar, organizado e totalmente seguro é de extrema importância, principalmente depois de anos em casa por conta da pandemia. Meu muito obrigado a todos que fazem o domingo da família acontecer”.

Questão de marketing
O diretor da rede explica que a ação dentro da festa só é possível graças às parcerias fechadas com os fornecedores que acreditam na ideia. “O investimento é alto, a estrutura é grande, então, se não fossem esses parceiros que contribuem, não seria possível o São Vicente poder estar tão presente na festa”.

Sincero, ele admite que a imposição da marca é importante, mas se orgulha mesmo é de poder de alguma forma proporcionar entretenimento para as pessoas. “Temos a família como berço do nosso negócio, então, criar oportunidade para famílias muito nos alegra. Independentemente da composição familiar, é da família que todos tiramos a base”, finaliza.

Ação Social
Além do “Domingo da Família”, outra ação social que a rede de supermercados São Vicente faz na Festa do Peão de Americana e que pouca gente sabe, é o apoio à Cooperlírios, cooperativa que trabalha na coleta de material reciclável e na limpeza do evento. Além de fornecer toda a alimentação antes e depois do dia de trabalho na festa, a rede também oferece cestas básicas e kits de higiene para os coletores.

“Essa questão sustentável é muito importante. Temos um compromisso que vai além do palco, e é uma forma de retribuir esse trabalho cansativo, pesado e essencial para que a festa possa acontecer”, pontua Marcos.

Estrelas que já pisaram no palco dos domingos da Festa do Peão

O primeiro Domingo da Família teve como atração principal os shows de Bruno & Marrone e Grupo Gabana. Depois deles, grandes nomes da música passaram pelo palco como Edson & Hudson, Victor & Leo, Fernando & Sorocaba, Luan Santana e Chitãozinho & Xororó, que inclusive são um dos artistas que mais tocaram na ação e que logo mais encerram a edição de 2022.

Publicidade