Dois novos radares passam a multar no sábado em Americana

Equipamentos das avenidas Cillos e Padre Oswaldo Vieira de Andrade começarão a funcionar; ainda há 3 inoperantes


Os radares das avenidas Cillos e Padre Oswaldo Vieira de Andrade, em Americana, começam a funcionar no próximo sábado. A decisão foi tomada na tarde desta quarta pelo prefeito Omar Najar (MDB). A velocidade máxima permitida nas vias será de 50 km/h.

O radar da Cillos fica na altura do número 1.155, na região do Jardim São Pedro, e multará no sentido Centro-bairro. O equipamento da Padre Oswaldo está instalado perto do cruzamento com a Rua Altair Ferreira Martins, e vai fiscalizar a velocidade sentido Avenida Gioconda Cibin para Avenida Castelhanos. O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas), responsável por aferir o uso dos aparelhos, liberou os dois para uso na semana passada.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
radar

Havia radares instalados nestes pontos desde o início do ano, mas nunca funcionaram. Eles foram trocados porque os aparelhos estavam em desacordo com a legislação, conforme revelou o LIBERAL em maio. Substituídos, os equipamentos foram liberados pelo Ipem.

Os novos espiões eletrônicos aumentam de nove para 11 o número de pontos de fiscalização eletrônica em Americana. Há ainda três novos radares instalados nas avenidas Brasil, Abdo Najar e Gioconda Cibin, mas não foi definida data para que estes aparelhos comecem a funcionar.

O início da operação dos dois novos radares foi decidido durante a tarde no gabinete de Omar. Eraldo Camargo, o responsável pelo trânsito em Americana, entrou na sala do prefeito após uma reunião sobre outro assunto e Omar perguntou para ele quando os radares passariam a multar – a reportagem do LIBERAL havia questionado isso minutos antes ao chefe do Executivo. Eraldo respondeu que seria a partir de terça ou quarta-feira que vem, mas o prefeito pediu pressa.

“Dois dias todo mundo já tem conhecimento. Porque o abuso que está tendo lá na Cillos é coisa fantástica. Já anuncia ‘a partir de sábado os radares estão em funcionamento’”, afirmou Omar a Eraldo.
É ao menos a segunda vez que Omar manifesta preocupação com a velocidade na Cillos.

Na Padre Oswaldo Vieira de Andrade, um casal morreu atropelado em outubro do ano passado.
Os radares já em funcionamento em Americana flagraram 16.941 infrações de trânsito em 2018. Essas penalidades geraram cobranças de R$ 2,4 milhões em multas de trânsito.

A relação de radares já em funcionamento pode ser consultada no site da Prefeitura de Americana.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!