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Chupa cabra

Dispositivo para clonar cartão é encontrado em agências da Caixa em Americana

Rapaz suspeito de praticar o crime foi preso em flagrante por estelionato

Por Maria Eduarda Gazzetta

17 de janeiro de 2022, às 12h04 • Última atualização em 17 de janeiro de 2022, às 13h46

Dispositivos para clonar cartões bancários foram encontrados em duas agências da Caixa Econômica Federal, em Americana, neste domingo (16). Os aparelhos, conhecidos como “chupa cabra”, foram localizados na unidade da Avenida Paschoal Ardito e na Avenida Cillos, após um homem, de 28 anos, se passar por funcionário do banco e enganar um idoso de 77 anos. Ele foi preso em flagrante.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, policiais militares foram acionados pela empresa de monitoramento do banco. Eles disseram aos PMs que um homem estaria na agência da Paschoal Ardito instalando dispositivos para clonar os cartões dos clientes.

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A equipe, então, foi até à agência e encontrou o suspeito, que estava com um cartão do banco. Aos policiais, ele disse que o cartão pertencia à sua madrasta, mas depois contou que havia achado o cartão em um caixa eletrônico da Avenida Cillos.

Com as informações desencontradas, os policiais entraram em contato com o proprietário do cartão, um idoso de 77 anos. Ele relatou que o cartão pertencia à esposa dele e que, na manhã de domingo, foi realizar um saque na unidade do banco na Avenida Cillos. Quando estava saindo, já com o cartão retido, foi abordado por um falso funcionário que disse à vítima que ela precisava validar a senha.

Desta forma, o suposto funcionário ligou para uma outra pessoa que também se passava por colaborador do banco. Neste momento, o idoso informou ao estelionatário a senha e os dados do cartão.

Depois do relato da vítima, os policiais foram até à agência da Cillos e encontraram um caixa eletrônico com outro cartão retido.

O suspeito foi encaminhado à Polícia Federal de Piracicaba, já que a agência trata-se de órgão federal, e permaneceu preso pelo crime de estelionato.

A Caixa foi questionada sobre o caso e informou ao LIBERAL, nesta segunda-feira (17), que todos os terminais de autoatendimento foram vistoriados e estão aptos para atendimento ao público com segurança.

O banco orientou que, caso o cartão fique preso na máquina do autoatendimento, é preciso informar um funcionário da agência. Se a agência estiver fechada, o cliente precisa entrar em contato com a central de atendimento do banco e solicitar um bloqueio temporário ou o cancelamento com remissão.

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