24 de abril de 2024 Atualizado 19:16

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

SEGURANÇA PÚBLICA

DIG de Americana esclareceu 145 casos em 2020

Número foi divulgado pela delegacia especializada, que atua em casos complexos ou de grande repercussão em Americana e mais outras oito cidades

Por João Colosalle

30 de dezembro de 2020, às 17h56

A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana esclareceu 145 casos em 2020. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (30), pela própria corporação, que atua na cidade e em mais oito municípios.

Segundo a delegacia especializada da Polícia Civil, a equipe também realizou 164 prisões, entre ocorrências em flagrante ou a partir de mandados de prisão.

A atuação da DIG, que já havia crescido no primeiro semestre, ocorre geralmente em crimes graves, como homicídios, latrocínios e sequestros, ou que tenham repercussão.

Sede da DIG em Americana – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Via de regra, são casos também que exigem uma investigação mais focada ou que seja mais complexa.

Em Americana, ela é comandada pelo delegado José Donizete Melo e já teve a atuação destacada pelo governo estadual.

Em março, o trabalho da equipe de policiais civis da especializada rendeu o prêmio Policial Nota Dez, entregue pelo governador João Doria.

O delegado José Donizete de Melo recebe prêmio do governador João Doria, em março de 2020 – Foto: DIG Americana

Na ocasião, o reconhecimento era pela solução de 30 casos de roubos em Americana, que resultou na prisão de 11 pessoas. As prisões, que se deram durante dois meses, no início de 2020, eram relacionadas a assaltos a casas, bares e comércios.

Outro caso de repercussão que ficou sob a responsabilidade da DIG foi o esclarecimento do sumiço da menina Emily Bello, em julho, em Santa Bárbara d’Oeste.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O desaparecimento da menina de 11 anos, entre os dias 5 e 9 de julho causou comoção na cidade. Após a garota reaparecer, coube à DIG identificar quem a teria, supostamente, sequestrado.

Logo no dia seguinte ao encontro, em 10 de julho, a delegacia divulgou quem seria o responsável. No dia 13, ele se apresentou à polícia e foi preso.

Em outubro, outra grande ocorrência foi atribuída ao trabalho investigativo da DIG.

No dia 31, agentes apreenderam 1,2 tonelada de maconha no trecho da Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Americana. A droga estava em um caminhão e viria do Paraguai para ser distribuída na região.

DIG de Americana apreendeu mais de 1 tonelada de maconha em outubro – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

A apreensão é considerada a maior da história da Polícia Civil em Americana.

Três semanas depois, em um desdobramento da apreensão recorde, outros 174 kg de maconha foram encontrados em outro caminhão, também na SP-304.

Publicidade