20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Diagnosticada com coronavírus, técnica do HM de Americana está na UTI

Jackeline Gonçalves Costa é funcionária do setor de raio X e está internada no Hospital São Lucas desde o último sábado

Por Leonardo Oliveira

01 de junho de 2020, às 15h17 • Última atualização em 02 de junho de 2020, às 09h53

Uma servidora do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19) e está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital São Lucas.

Jackeline Gonçalves Costa, de 51 anos, é técnica de raio X do hospital público da cidade.

Técnica de raio-x do HM testou positivo para a doença e está na UTI – Foto: Reprodução/Facebook

A informação foi confirmada pela Prefeitura de Americana ao LIBERAL na tarde desta segunda-feira (1º).

Outros sete servidores do mesmo setor também foram infectados pelo vírus. Um está cumprindo isolamento domiciliar e o restante já retornou ao trabalho.

Somente Jackeline segue internada. Ela foi transferida do HM para o Hospital São Lucas no fim de semana. O estado de saúde dela não foi informado pelo hospital até a publicação desta reportagem. O diagnóstico para Covid-19 foi emitido pelo CAISM, da Unicamp (Universidade de Campinas).

No último dia 27, em um questionamento feito pelo LIBERAL sobre os casos da Covid-19 em profissionais do setor de raio X do Hospital Municipal, a Prefeitura de Americana afirmou que parte dos servidores contaminados atua em outros hospitais, por isso não foi possível identificar a fonte primária da infecção.

Profissionais de saúde

Morador de Americana, o enfermeiro Renan Daniel do Prado morreu no sábado (30), aos 31 anos, vítima de coronavírus (Covid-19). Ele é o sétimo óbito na cidade e o primeiro de um profissional da saúde no município.

A notícia da internação do enfermeiro chegou a abalar servidores que atuam no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, conforme relato de um médico ao LIBERAL.

“Ele era uma pessoa muito carismática. O Renan fazia amizade onde ele ia. Se você visse hoje o tamanho do cortejo”, disse a mãe dele, Cleuza Aparecida dos Santos, em entrevista ao LIBERAL neste domingo.

Podcast Além da Capa
O novo coronavírus representa um desafio para a estrutura de saúde de Americana, assim como outros municípios da RPT (Região do Polo Têxtil), mas não é o primeiro a ser encarado. H1N1, dengue, malária, febre maculosa. Outras doenças também modificaram rotinas, exigiram cuidados além do trivial – ainda que não tenha havido quarentena, como agora – e servem de experiência para traçar paralelos com o atual cenário. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com a repórter Marina Zanaki, que assina uma série de reportagens sobre outras epidemias em Americana.

Publicidade