25 de Maio de 2020 Atualizado 15:48

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Americana

Diabéticos não conseguem achar tiras na Farmácia Central

A Secretaria de Saúde de Americana informou que o estoque é mínimo e que o almoxarifado tem priorizado unidades com mais demanda

Por George Aravanis

19 fev 2020 às 10:50 • Última atualização 19 fev 2020 às 16:12

Diabéticos não têm encontrado as tiras para medir a glicemia na Farmácia Central de Americana. A Secretaria de Saúde informou que o estoque é mínimo e que o almoxarifado tem priorizado o PA (Pronto-Atendimento) do Zanaga, o serviço 192 e algumas unidades com mais demanda.

Cerca de mil pessoas recebem o insumo mensalmente na rede básica. A tira é necessária para medir o nível de açúcar no sangue e eventualmente ajustar a medicação necessária.

De acordo com a prefeitura, houve um atraso na licitação para fornecer os itens, provocado por recursos de empresas participantes.

Adriana Cavalheiro, de 54 anos, diz que não conseguiu encontrar as tiras neste mês na farmácia central. Ela e a mãe, Neide Cavalheiro, de 84 anos, fazem uso dos insumos, que Adriana tenta obter desde o dia 11 – ela conta que pega as tiras a cada 60 dias.

“É caso de vida ou morte”, afirmou a moradora da região do Zanaga, que disse apenas ter sido informada de que não há as tiras, sem qualquer orientação sobre como proceder na sequência.

“Minha mãe tem que medir a taxa [de glicose] três vezes por dia.” Adriana conseguiu a doação de uma caixa. Quando acabar, não sabe o que fazer. No caso específico dela, uma caixa, que dura dois meses, custa R$ 200.

A prefeitura informou que os usuários devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para que não fiquem sem os insumos.

A prefeitura não precisou quando a situação estará normalizada, mas disse que é possível que isso aconteça nos próximos dias. A última entrega à farmácia central foi feita no dia 23 de janeiro.

LIBERAL NAS RUAS: Viu algo de errado no seu bairro? Um buraco na rua, um vazamento ou uma obra parada? Escreva para redacao@liberal.com.br ou envie mensagem para o WhatsApp do LIBERAL, no (19) 99271-2364, clicando aqui.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A trajetória do impasse em torno da lei municipal de incentivo ao esporte em Americana é o assunto desta edição do Além da Capa. Ouça:

{{1}}