Desassoreamento do lago do Parque Ecológico obedece acordo

Trabalho não acontecia há quase 15 anos e a profundidade rasa era vista como ameaça para continuidade da vida aquática


O desassoreamento da lagoa principal do Parque Ecológico de Americana obedece a um acordo firmado com o Ministério Público para limpeza do local. O trabalho não acontecia há quase 15 anos e a profundidade rasa era vista como ameaça para continuidade da vida aquática e também para a segurança dos primatas que habitam as ilhas no lago.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Trabalho para desassoreamento na lagoa do Parque Ecológico não acontecia há 15 anos

“Além de ser uma obra necessária, estamos atendendo a um pedido do Ministério Público. Há muitos anos a lagoa não era limpa e em alguns pontos a profundidade estava se igualando à altura das ilhas. Isso poderia facilitar a fuga dos macacos, além de comprometer a vida dos peixes que vivem no lago”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani.

Mais de dois mil peixes vivem na área. São mais de 15 espécies diferentes e para que a lagoa possa ser limpa, eles foram remanejados para outros espaços do zoológico. Segundo Giuliani, cerca de dois mil caminhões de terra vão sair da lagoa. Eles serão levados para uma área licenciada para receber o material.

Durante o processo de desassoreamento, o parque aproveitará para aumentar o tamanho das ilhas. São cinco ilhas usadas como moradia aos primatas e duas desativadas. Uma das que estão ociosas será usada para construção de um recinto de imersão para aves.

FUJÃO

Um macaco-aranha deu canseira extra aos funcionários do parque ecológico na tarde da última terça-feira, durante o trabalho para retirada dos exemplares que habitam as ilhas da lagoa. O “fujão” escapou da equipe e passou a noite sobre um poste de iluminação no interior do zoológico, mas fora do recinto para onde foram levados todos os demais. Ele só foi resgatado ontem de manhã com a ajuda de um caminhão cesta e após ter sido anestesiado com um dardo.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!