19 de abril de 2024 Atualizado 22:42

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Defesa Civil continua em alerta com o nível do Ribeirão Quilombo em Americana

Por conta das chuvas, a Defesa Civil de Americana alertou para a possibilidade de alagamentos

Por Isabella Holouka

16 de janeiro de 2021, às 19h36

Depois de uma semana chuvosa, em que Americana entrou em estado de atenção, as precipitações continuaram na tarde deste sábado (16). Em entrevista ao LIBERAL, a coordenadora da Defesa Civil do município voltou a lembrar que o Ribeirão Quilombo está no limite.

Às 18 horas ainda não haviam sido registradas ocorrências devido à chuva, e a Defesa Civil de Americana alertou para a possibilidade de alagamentos, especialmente nas áreas no entorno do Ribeirão Quilombo, nas avenidas da Saúde e Antônio Pinto Duarte, e entornos das avenidas Avenida Brasil e Abdo Najar, no bairro Cariobinha e outras localidades que tradicionalmente sofrem com enchentes.

Chuva atingiu região central de Americana no final da tarde – Foto: Isabella Holouka – O Liberal

Das 7 horas da manhã de sexta-feira (15) às 7 horas da manhã de sábado (16) choveu 51,6 mm nna cidade, segundo informou a coordenadora da Defesa Civil de Americana, Marli Rodrigues dos Santos Kiriyama.

“Está no limite, e as pancadas fazem encher rápido. Temos um acúmulo de 80 mm e estamos em alerta, porque pode extravasar. Continuamos em alerta a semana toda. Temos uma atenção no Ribeirão Quilombo e nas áreas de drenagens, bocas de lobo, áreas de alagamento”, relata.

Santa Bárbara d’Oeste também está em estado de atenção, segundo informou o coordenador da Defesa Civil, Paulo Barros.

Também às 18 horas, a Defesa Civil aconselhou cautela aos moradores aos pontos ao redor de toda a extensão do Ribeirão dos Toledos, nos bairros Icaraí, São Joaquim e São Fernando e na avenida Santa Bárbara.

Das 7 horas da manhã de sexta-feira às 7 horas da manhã de sábado choveu 27,2 mm no município barbarense,

Na tarde deste sábado também foram emitidos alertas pela Defesa Civil do Estado de São Paulo quanto às chuvas intensas com raios e que podem atingir cidades vizinhas em Nova Odessa, Limeira, Araras e Monte Mor.

O serviço de texto fornece informações meteorológicas sobre qualquer um dos 645 municípios do Estado de São Paulo. Para solicitar, basta enviar um SMS para o número 40199 com CEP da sua residência ou de outros locais de interesse.

SEGURANÇA

A recomendação em caso de alagamentos é nunca colocar a vida em risco, nem mesmo para salvar documentos ou objetos de valor. Além disso, é preciso desconectar os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos-circuitos.

Também é importante evitar contato com as águas de enchentes, que podem estar contaminadas e provocar doenças, e evitar voltar para casa até as águas baixarem e o caminho estar seguro.

Para emergências, a população pode acionar a Defesa Civil no telefone (19) 99710-9242, para o Corpo de Bombeiros, no 193, ou ainda para Gama, pelo telefone 153.

Publicidade