19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

DAE prorroga prazo para conclusão de obra de barragem

Uma das principais obras atuais da autarquia, citada em revista e que tinha previsão de acabar em janeiro, ficou para setembro

Por André Rossi

18 de agosto de 2019, às 08h14

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana prorrogou por mais 180 dias o contrato com a empresa KGP Construtora Ltda para concluir a construção da barragem nas proximidades da captação de água do Rio Piracicaba. A obra deve ser entregue até o final de setembro, ou seja, sete meses depois da previsão inicial, que era janeiro de 2019.

O aditamento ao contrato foi assinado no dia 2 de julho e a publicação ocorreu este mês do Diário Oficial do município. A barragem está em execução no limite entre Americana com Limeira, nas proximidades da empresa Suzano Papel e Celulose.

Foto: Suzy Coutinho / Divulgação (Reprodução Revista do DAE)
Objetivo é garantir o abastecimento no período de estiagem

A intervenção começou em julho de 2018 e está apenas 40% concluída. Com investimento de R$ 2,3 milhões, a obra recebeu destaque em uma revista institucional do DAE que foi distribuída na semana passada em casas e comércios da cidade.

“Com o barramento, o município conseguirá manter um nível constante de armazenamento, garantindo o abastecimento contínuo à população em situações de escassez”, cita o texto da revista, que tem 16 páginas, todas coloridas. A impressão custou R$ 60.452 aos cofres públicos.

A barragem em construção vai substituir o atual enrocamento (conjunto de blocos de pedra) que existe no local e que, segundo a autarquia, perdeu a eficiência. O objetivo é garantir o abastecimento durante o período de estiagem, quando ocorre a baixa vazão de água.

Questionado sobre a prorrogação, o DAE informou que não houve acréscimo no custo da obra referente ao aditamento e justificou o atraso ao período de chuvas, no qual a obra teve de ficar suspensa por quatro meses. Também houve retrabalho em virtude da força do arraste de material do rio, informou.

“A equipe de gestão e fiscalização do contrato trabalhará para que a obra seja entregue antes do período das chuvas deste ano, ou seja, final de setembro”, afirmou o DAE.

Publicidade