28 de novembro de 2020 Atualizado 19:56

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Abastecimento

DAE prevê volta do bombeamento de água em Americana no final da tarde

Serviço da autarquia, para interligar nova captação do Rio Piracicaba, teve problemas na noite desta terça-feira, o que atrasou a volta do abastecimento

Por João Colosalle

07 out 2020 às 11:57 • Última atualização 07 out 2020 às 12:04

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana informou, em nota, que prevê para o final da tarde desta quarta-feira (7) a volta do bombeamento de água bruta na cidade.

A estimativa é de que, após a volta do bombeamento, o abastecimento se estabilize em até 48h.

A captação de água do Rio Piracicaba está interrompida desde às 6h de terça-feira (6) para a realização do serviço de interligação de uma nova captação. Com isso, já era previsto um desabastecimento generalizado na cidade.

Na noite desta terça, porém, o serviço de interligação teve problemas. Segundo o DAE, o bombeamento chegou a ser retomado, por volta de 21h30, mas precisou ser interrompido depois que uma peça da interligação da nova captação se rompeu.

Foi necessário esvaziar a adutora (tubulação) de água bruta, processo que durou até 2h, para então retirar a água que inundou a caixa de de comando da nova captação.

Esse processo foi finalizado às 2h para a retirada de toda a água da caixa, além da remoção de cerca de 54 parafusos para a instalação de uma flange cega, um “tampão”, para conter o vazamento.

Em nota divulgada por volta de 11h (veja a nota completa abaixo), o DAE informou que “os serviços estão sendo realizados de forma ininterrupta para que as obras sejam concluídas o mais rápido possível”.

Na semana passada, o DAE havia comunicado a operação que deixaria Americana sem água nesta terça-feira. A previsão era de que o serviço durasse 12h e que, após a retomada do bombeamento, o abastecimento se normalizaria em até 48h.

O abastecimento na cidade, que tem uma estrutura considerada problemática e obsoleta, tem sido alvo de reclamações nos últimos dias. Moradores de bairros diversos relatam estar há semanas com as torneiras secas.

O DAE diz que a situação está relacionada ao alto consumo no calor e a obras que a autarquia tem promovido para melhorar o abastecimento.

Pelo site do DAE, é possível acompanhar o nível dos reservatórios divididos entre regiões da cidade, no serviço chamado de telemetria.

O que diz o DAE?

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana está trabalhando, desde a última terça-feira (6/10), para executar a interligação da nova captação de água bruta no Rio Piracicaba.

Os serviços estão sendo realizados de forma ininterrupta para que as obras sejam concluídas o mais rápido possível, após problemas apresentados em uma válvula, cuja instalação é de responsabilidade de uma empresa, quando o bombeamento já tinha sido retomado, às 21h30 de terça-feira.

Segundo informações da autarquia, o bombeamento foi retomado às 21h30 de terça-feira e, às 22h40, uma válvula, que faz parte da peça de interligação da unidade de captação nova com a velha apresentou problemas e rompeu inundando toda a caixa de comando.

Às 23h iniciou-se o esvaziamento da adutora de água bruta, que foi até às 2h, para então a retirada de toda a àgua da caixa e a remoção dos cerca de 54 parafusos para a instalação de uma flange cega, um “tampão”, para conter o vazamento. A empresa ARTEC, responsável pela obra está concluindo a remoção dos parafusos.

Os trabalhos continuam nesta manhã de quarta-feira (7/10) e a volta do bombeamento de água bruta está prevista para o final da tarde.

Publicidade