23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Abastecimento

DAE de Americana conclui teste em captação e volta a abastecer ETA

Os dados coletados serão avaliados pelo DAE, que voltará a ligar a captação dentro de alguns dias

Por Leonardo Oliveira

15 de março de 2021, às 18h45 • Última atualização em 15 de março de 2021, às 18h47

O DAE (Departamento de Água de Esgoto) de Americana finalizou, na tarde desta segunda-feira (15), os testes dos novos motores do ponto de captação de água bruta do Rio Piracicaba.

Segundo a autarquia, as bombas funcionaram perfeitamente e a água já voltou a ser bombeada para a ETA (Estação de Tratamento de Água).

Teste em captação foi realizado nesta segunda-feira – Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação

Os dados coletados no teste desta segunda serão avaliados pelo DAE, que voltará a ligar a captação dentro de alguns dias após um período de treinamento.

“Os testes foram feitos conforme planejado e as quatro motobombas funcionaram perfeitamente. Com o término do serviço, a Estação de Tratamento de Água (ETA) voltou a ser abastecida”, informou o executivo ao LIBERAL.

A reportagem questionou a assessoria de imprensa da prefeitura sobre o prazo para que o abastecimento de água fosse normalizado na cidade, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.

Inicialmente, a autarquia previa terminar o teste às 18 horas e disse que poderia haver uma “intermitência” no fornecimento de água.

Segundo informações da autarquia, na primeira fase dos testes, os quatros motores motobombas do sistema de captação seriam testados individualmente e, posteriormente, em conjunto.

Posteriormente, foi iniciada a etapa de avaliação de estanqueidade, para verificação de vazamentos na nova tubulação, além de testes hidrostáticos de bombeamento de pressão.

Até o momento, a prefeitura não confirmou a data que a obra será entregue em definitivo. A intervenção é fundamental para que a cidade possa aumentar a captação de água do Rio Piracicaba.

No dia 13 de fevereiro, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) autorizou a ampliação da outorga do município de 1.050 para 1.300 litros d’água por segundo. No entanto, a cidade só terá condições de aproveitar a maior vazão com a conclusão da nova estrutura.

Após a prefeitura ligar a captação, nos próximos dias, o município continuará captando 1.050 litros d’água por segundo e aumentará esse volume de maneira gradativa.

Publicidade