20 de outubro de 2020 Atualizado 23:45

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Tecnologia

Criação de startup em Americana auxilia empresas na pandemia

Cartão de visitas, vitrine virtual e QR Code estão entre as propostas da Ulink, que já serviu para mais de 2,5 mil empresas em meio à pandemia

Por Isabella Holouka

26 jul 2020 às 08:42 • Última atualização 26 jul 2020 às 19:27

Em menos de seis meses, uma startup de Americana já auxiliou mais de 2,5 mil empresas em todo o Brasil no período de crise econômica devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A Ulink cria páginas na internet em que os empreendedores podem organizar e agregar todos os seus contatos e canais. Ela possibilita a montagem de uma vitrine virtual, além da criação de um QR Code próprio.

Bruno Maia, Bruno Albano e Wilton Wonrath, da Ulink e Tempus Digital – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

A ideia já existia antes da pandemia, mas foi neste período que o projeto deslanchou, como conta o analista de sistemas Wilton Wonrath, sócio fundador da Tempus Digital, empresa criadora do Ulink, ao lado de Bruno Maia e Bruno Albano de Souza.

“As pessoas poderiam ter os seus cartões de visitas virtuais, esse seria o ponto de partida. Mas quando veio a pandemia demos uma força de desenvolvimento maior para ter também um recurso de vitrine virtual”, explica.

“Lançamos o sistema realmente em meio à pandemia, 1º de abril. Naquele primeiro momento não fazíamos ideia de quanto tempo demoraria, que rumo o mercado ia tomar. Lançamos com 30 dias gratuitos para ajudar as pessoas a manterem a fidelização dos seus clientes e hoje temos feito parcerias”, prossegue Wilton.

O link criado no agregador geralmente é utilizado na biografia dos perfis de negócios no Instagram, mas também pode ser compartilhado em outras redes sociais.

“A vitrine virtual tem o intuito de expor facilmente os negócios, porque as pessoas já têm o hábito de usar o Instagram, o Facebook, grupos de WhatsApp e têm facilidade de uso. Elas podem solicitar produtos pelo WhatsApp”, detalha.

A Ulink oferece diferentes possibilidades de criação de página com pacotes gratuitos e opções pagas. “Queremos manter a ideia de fomentar pequenos negócios, porque isso ficou no DNA da criação”, resume Wilton.

Experiências
A estudante de moda Marcela Diniz Luchiari, de 20 anos, acredita que o uso do Ulink foi o principal fator de crescimento do seu negócio, a loja online de roupas Madi.Niz, que está em atividade há cerca de três meses.

“Nossa produção é bastante familiar e totalmente online por conta da pandemia. O Ulink elevou a nossa marca a outro nível, tivemos muito mais alcance e as pessoas gostam mais de fazer os pedidos, se sentem mais seguras”, afirma Marcela.

Podcast Além da Capa
O contexto da DRS (Diretoria Regional de Saúde) de Campinas definiu o avanço de todos os seus municípios à fase laranja do Plano São Paulo, conforme anúncio do Estado feito nesta sexta-feira (24). Entretanto, quais são as particularidades que dão o contexto de Americana, em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), neste momento? Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com os repórteres George Aravanis e Rodrigo Alonso sobre tal cenário.

Publicidade