28 de março de 2024 Atualizado 18:57

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Rede ampliada

Cresce o consumo de gás natural em Americana

Volume aumentou 39% de 2017 para 2018 no município, segundo a Comgás; Residencial Guaicurus, que tem 450 apartamentos, adota medida visando segurança

Por André Rossi

28 de julho de 2019, às 08h09

O uso de gás natural em Americana atingiu seu pico em 2018, com 62.533.314m³ consumidos, o que representa uma elevação de 39% em relação a 2017. Os dados constam no Informativo Socioeconômico de Americana, que foi divulgado neste ano e tem como base o exercício de 2018.

O levantamento foi fornecido pela Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) à Prefeitura de Americana. Entre 2014 e 2018, o ano com menor consumo foi 2016, com 42.650.672m³.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Guaicurus está implantando o sistema

“A Comgás informa que nos últimos cinco anos ampliou a rede de gás natural na região, o que permitiu a ligação de novas residências, comércios e indústrias, além da adoção de novas aplicações a gás natural por parte dos clientes, como, por exemplo, a cogeração de energia”, explica a companhia.

O Residencial Guaicurus, localizado no bairro Machadinho, iniciou neste ano a implantação do gás natural para substituir o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), que é o tradicional botijão de gás.
Ao todo, são nove blocos de apartamento, com 450 unidades. A instalação do novo sistema é executado pela Comgás.

De acordo com a síndica profissional responsável pela administração do residencial, Sônia Flauzino de Almeida, 55, o principal motivo para adotar o gás natural foi a segurança. A cobrança aos moradores será individual, e não por rateio.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Condomínio tem 450 apartamentos que receberão o novo sistema

“Devido à regularização nossa do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), o gás encanado é incluso para que a gente fique com mais proteção. Nós temos o gás GLP nos apartamentos, que não dá uma segurança de uso. Pela valorização também do imóvel no mercado, mas a condição maior é pela segurança”, explica Sônia.

As obras começaram em maio e devem ser concluídas em setembro. Os valores do investimento não foram divulgados. “O gás natural é muito mais seguro. Ele tem uma tubulação. A nossa, por exemplo, foi externa, não está condicionado dentro do apartamento. Hoje o GLP dentro do apartamento se torna uma bomba. Pode ocorrer um vazamento, uma explosão. Muitos acidentes são ocasionados por isso”, diz a síndica.

Preste atenção: Cuidados para instalação de gás encanado

  • Todo aparelho a gás deve estar em um ambiente adequado de instalação de acordo com seu tipo e potência, para garantir o bom funcionamento e com segurança, bem como provido de todos os acessórios necessários: por exemplo, dutos de exaustão, reguladores de pressão e registros de fechamento.
  • Tubos flexíveis de alimentação de gás e dutos de exaustão devem estar bem conservados e sem fissuras.
  • Instalações e manutenções de equipamentos a gás natural encanado requerem profissionais qualificados para sua execução.
  • Reformas podem danificar as tubulações e modificar as características, por exemplo, das aberturas de ventilação permanente necessárias ou provocar danos ao duto de exaustão. Por isso, é importante contar com um profissional qualificado para verificar o posicionamento da tubulação de gás, para que no uso de ferramentas, como furadeiras, por exemplo, não sejam causados danos ao tubo e, eventuais, vazamentos de gás.
  • É altamente recomendável a inspeção e vistoria periódica dos aparelhos a gás e de suas instalações.

Fonte: Abagás (Associação Brasileira de Aquecimento a Gás).

Publicidade