CPF impede cerca de 900 pagamentos do IPTU

Cadastro do contribuinte não estava cadastrado no município ou o número está incorreto, ocasionando erro na hora do pagamento


A Prefeitura de Americana informou que cerca de 900 contribuintes não conseguiram pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) por meios eletrônicos porque o CPF deles não estava cadastrado no município ou o número está incorreto. Foi o que aconteceu com um contribuinte cujo caso o LIBERAL noticiou ontem, segundo a administração. Ele recebia a informação de que os dados do boleto não foram achados e não havia conseguido pagar o tributo.

De acordo com a assessoria de imprensa, isso acontece porque o CPF cadastrado na prefeitura está incorreto ou não informado. “Para que uma guia seja registrada no sistema bancário os dados do contribuinte devem estar corretos”, explicou a administração. A solução é que o contribuinte recolha o imposto no banco Santander ou atualize o cadastro do imóvel para que seja emitida nova guia com o CPF correto.

Há ainda outros dois problemas que têm acontecido, segundo a prefeitura. Um deles é que algumas guias geradas no site levam algumas horas até serem registradas no sistema bancário. A orientação é que os contribuintes emitam a guia em um dia e paguem no seguinte.

Um terceiro ponto, menos recorrente, disse a prefeitura, é que algumas guias continuam a apresentar problemas mesmo com o CPF correto e já registradas. Nestes casos, o governo considera que se trata de uma fragilidade dessa modalidade e a orientação é pagar no banco emissor (Santander). O IPTU vence no dia 15 para pagamento da primeira parcela ou à vista com 8% de desconto.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!