18 de abril de 2024 Atualizado 18:03

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Coronavírus restringe atendimento em delegacias da região

Na Central de Polícia Judiciária de Americana, por exemplo, é permitido acesso de uma pessoa por vez

Por George Aravanis

21 de março de 2020, às 08h02 • Última atualização em 21 de março de 2020, às 11h10

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) restringiu o atendimento nas delegacias. Na CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Americana, por exemplo, é permitido o acesso de uma pessoa por vez ao interior da delegacia. Uma fita isola o balcão de atendimento. Na quarta-feira, uma das funcionárias atendia de máscara.

Foto: João Carlos Nascimento O Liberal
Guarda fica do lado de fora enquanto outro patrulheiro registra um caso na CPJ de Americana

Portaria da delegacia geral do Estado orienta que sejam atendidos “diretamente, observadas as cautelas necessárias para evitar possível contaminação”, os casos de morte e desaparecimento de pessoa, violência doméstica ou praticada contra crianças e adolescentes, estupro, sequestro e cárcere privado, roubo e/ou extorsão e flagrantes.

A orientação é que boletins de ocorrência sejam registrados pela Internet, se possível.

Na CPJ, na quarta-feira, um guarda municipal aguardava do lado de fora enquanto seu colega registrava dentro da delegacia um caso de flagrante de furto.

A portaria deixa a cargo do delegado decidir se o fato apresentado precisa de uma providência imediata ou se o procedimento poderá ser adiado.

A portaria, porém, proíbe negar o atendimento e informa que, se não for realizado um ato de polícia judiciária (por exemplo, elaborar o boletim de ocorrência), é necessário orientar a pessoa que é possível fazer isso pela Internet ou em outra ocasião.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição de número #27 do podcast “Além da Capa” traz a experiência de ex-moradores de Americana que hoje vivem em países onde o novo coronavírus já se alastrou de maneira mais ampla, revelando um pouco mais sobre este problema em crescimento no Brasil. Ouça:

{{1}}

Publicidade