Consultas em UBS são remarcadas após tentativa de furto

Inicialmente, a prefeitura negou prejuízo no atendimento, mas depois confirmou o reagendamento de 32 pacientes


Os 32 pacientes que tinham consultas agendadas entre terça (11) e quarta-feira (12) com o dentista da UBS (Unidade Básica de Saúde) Doutor Vital Brasil, no bairro São Vito, em Americana, tiveram os horários remarcados após a tentativa de furto de um compressor para equipamentos de odontologia.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Americana
Grade de proteção foi danificada durante a tentativa de furto

O crime ocorreu ontem de manhã na unidade e um homem de 41 anos chegou a ser detido, mas acabou liberado. Inicialmente, a prefeitura negou prejuízo no atendimento, mas depois confirmou os reagendamentos.

Durante a tentativa de furto, o suspeito danificou o abrigo externo (grade de proteção) e cortou fios e mangueiras do aparelho. A prefeitura calculou que poderia resolver o problema na terça, o que não ocorreu.

O serviço continua nesta quarta e o prejuízo estimado foi de R$ 20. Caso não seja concluído hoje, os pacientes de sexta-feira também serão reagendados.

O LIBERAL questionou a prefeitura ontem para saber se seria necessário remarcar as consultas. A resposta foi que “nenhum prejuízo ocorreu aos usuários da unidade”.

Entretanto, uma paciente de 43 anos disse ao LIBERAL que sua consulta marcada para ontem, às 14h, foi reagendada. “A atendente tentou me ligar, mas eu não vi. Falou que ligou para todo mundo remarcando. Agora o meu horário ficou para o dia 5 de julho”, contou.

Foto:
Suspeito disse não ter conseguido transportar o compressor

Questionada novamente, a prefeitura confirmou os reagendamentos. “Os 16 pacientes agendados nesta terça-feira e os 16 da quarta-feira foram reagendados para 15 a 20 dias, sendo as emergências encaminhadas para a unidade do bairro Jaguari. O dentista está na unidade orientando os pacientes para casos mais simples”, informou a prefeitura.

Tentativa de furto

O suspeito entrou na UBS durante a manhã e tentou furtar o compressor. Como ele não conseguiu retirar e fugir com o equipamento, foi embora sem cometer o crime. Entretanto, deixou cair a carteira na unidade de saúde.

A Gama (Guarda Municipal de Americana) conseguiu localizar o homem, que confessou ter pulado o alambrado da UBS e que fugiu na sequência por não conseguir levar o equipamento. O homem foi encaminhado para a CPJ (Central de Polícia Judiciária) e acabou liberado.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora