29 de março de 2024 Atualizado 11:39

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

CLIMA

Comportamento dos ventos deve provocar pancadas de chuva em Americana

Mudança climática na cidade é reflexo da passagem de uma frente fria no Sul do País

Por André Rossi

14 de outubro de 2019, às 18h10 • Última atualização em 14 de outubro de 2019, às 18h39

Foto: Divulgação
Para esta terça-feira (15), a máxima deve ficar em 31 ºC e a mínima não passa dos 18 ºC, com pancadas de chuva no fim da tarde

A passagem de uma frente fria no Sul do País vai mudar o comportamento dos ventos e abre a possibilidade de pancadas de chuva em Americana até a próxima segunda-feira (21). Os dados são do Cptec/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Para esta terça-feira (15), a máxima deve ficar em 31 ºC e a mínima não passa dos 18 ºC, com pancadas de chuva no fim da tarde. Os termômetros começam a subir na quinta-feira e devem bater os 35 ºC, com mínima de 19 ºC.

O tempo fica nublado e a tendência de chuvas no final do dia continuam até segunda, conforme explica a meteorologista do Cptec/Inpe, Caroline Vidal Ferreira da Guia

“A gente vai ter uma mudança no comportamento dos ventos que vão trazer um pouco mais de umidade. Tem uma frente fria que está no Sul do Brasil e depois vai para o oceano. Ela que está causando essa mudança no padrão dos ventos, mas não vai influenciar diretamente”, comentou Caroline.

A temperatura deve seguir alta por estarmos em um período de transição do inverno para a primavera, segundo a especialista.

“Começa a mudar um pouquinho as condições tempo que estávamos observando antes, de tempo mais seco, com temperaturas elevadas na parte da tarde e mais baixas no período da noite e madrugada. Agora começa a esquentar um pouco mais, aumenta a umidade e vem as pancadas de chuva. Começa a ter mais zona de convergência, que deixa o tempo mais chuvoso mesmo, nublado”, afirmou a meteorologista.

Publicidade