25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Notícias que inspiram

Como Francisco ajudou Selly a descobrir que tinha câncer

Ligação mais que especial entre cãozinho e sua tutora ajudou na descoberta de um câncer metastático

Por Jucimara Lima

10 de abril de 2022, às 10h07 • Última atualização em 13 de abril de 2022, às 11h42

Vestindo rosa, maquiada, de cílios e esbanjando sorrisos. Foi assim que a promotora de vendas Selly Oliveira, de 35 anos, nos recebeu em sua casa. Rodeada de plantas e de seus quatro cachorros, em pouco mais de meia hora ela contou sua história de vida marcada pela descoberta de um câncer, a partir da ação do seu cachorrinho mais velho, o yorkshire Whisky Francisco.

Carinhoso e muito espoleta, Francisco foi um presente do namorado quando comemoraram 3 meses. Aos 8 anos, ele é uma das paixões da vida da promotora de vendas e divide espaço no coração da “mamãe” com outros três cachorrinhos, todos resgatados das ruas: Lumena, Evaristo e Maria.

O pequeno Francisco é considerado por Selly um grande presente de Deus em sua vida – Foto: Marcelo Rocha – O Liberal

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A descoberta. Muito ligado à tutora, Francisco, que tem o porte pequeno, está sempre no colo e adora deitar no peito de Selly. Há pouco mais de um ano, era hábito dela chegar do trabalho e deitar no sofá, de barriga para cima, quando Francisco subia sobre ela e fazia a maior farra.

Em determinado dia, repetindo o mesmo ritual, o yorkshire parou com a patinha em cima de um dos seus seios. A promotora de vendas conta que na hora sentiu uma dor e que o incômodo permaneceu. “Quando fui tomar banho, apalpei meu seio e senti um caroço bem no lugar que ele tinha colocado a patinha. Fiquei desesperada e acabei conseguindo passar por consulta naquela mesma semana.”

Até cair a ficha e aceitar o problema, Selly passou por vários exames e, em um primeiro momento, além de não aceitar estar com câncer, também escondeu da família. Somente depois da confirmação feita pela biópsia, ela acabou contando, primeiro para a irmã e para os sobrinhos, depois para o restante da família.

Compartilhando dores. Durante esse um ano, a jovem conta que passou por muito altos e baixos e chegou até a atentar contra a própria vida. Ainda assim, com muita força de vontade, tem conseguido superar as dificuldades por duas razões: Deus e muita terapia. Além disso, uma forma de conseguir lidar com tudo que vem junto com o câncer é compartilhando o dia a dia no Instagram.

“Recebo muita força das pessoas, é uma rede de apoio muito grande que se forma. Tem muita gente que te acolhe, sem nem ao menos te conhecer”, comenta.

Selly conta que teve uma época que até pensou em parar, mas muitos seguidores pediram continuidade. “Eu tento mostrar no Instagram que a gente pode ser bonita, feliz, mesmo estando com o câncer. Não vão esperar me ver na rua toda feia, com cara de doente, eu tenho o câncer, mas ele não me tem”, pontua.

Tratamento. Ao longo de todos esses meses, Selly já passou por muitos tratamentos e cirurgias e é no amor aos cachorros e aos sobrinhos que ela se fortalece. “Meus cachorros e meus sobrinhos são a razão da minha vida. É por eles que estou enfrentando tudo isso. Digo que se eu não nasci para ser mãe, com certeza nasci para ser tia”, comenta ela que no início do ano precisou tirar o útero.

Como às vezes sofre de crises de ansiedade, ela acha que seus companheiros animais são a melhor terapia. “O Francisco até lambe as minhas lágrimas, e quando estou muito ansiosa, deito na grama e eles ficam perto de mim até eu me acalmar”, revela.

Atualmente, Selly acaba de mudar os protocolos de seu tratamento, pois descobriu sete metástases. Mesmo assim, corajosa, não desanima. “São pequeninhas, dá para ser tratada e eu tenho muita fé. Já avisei meu médico, vou passar com ele até os 80 anos. Não vou morrer antes disso e ele vai ter que me aguentar”, brinca.

Planos para o futuro. Selly planeja conseguir a remissão do câncer e assim que possível voltar a viajar, uma das coisas que mais gosta na vida. O primeiro destino será o Pará, estado onde ela nasceu e onde vivem os sobrinhos. Depois, desejar volta a trabalhar e concluir a faculdade de odontologia, que precisou interromper faltando apenas três semestres para acabar. Além disso, ela não descarta a possibilidade de adotar uma criança, já que sempre teve o sonho de ser mãe. E para quando o cabelo voltar a crescer e tudo isso passar, ela planeja: “doar todos os meus lenços, perucas e continuar apoiando as pessoas através do meu Instagram”.

Para finalizar, Selly deixa um recado para quem está passando por situação parecida. “Nunca desistam. Nós somos donos de nossos corpos e podemos ser mais fortes que o câncer. Eu vou vencer pelo simples fato de que vou lutar até o final.”

SUGIRA E COLABORE
Se você conhece uma boa história que todo mundo merece saber, conte para a gente. Ela pode virar uma reportagem no LIBERAL.

Publicidade