Comércio de Americana funciona normalmente nesta sexta

Se houver crescimento nas vendas, o índice não deverá ser superior a 3% se comparado ao da mesma data em 2017


O comércio de Americana funcionará normalmente nesta sexta-feira (12) numa tentativa de alavancar as vendas, aproveitando o Dia das Crianças. Apesar do feriado de 12 de outubro, dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, as lojas permanecerão abertas das 9 às 15 horas. A abertura é facultativa e depende da decisão de cada lojista, mas segundo a Associação Comercial e Industrial de Americana em feriados anteriores a maioria dos comerciantes optou por trabalhar.

O presidente do órgão, Dimas Zulian, informa que a abertura das lojas em feriados está prevista em acordo coletivo entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores. O último feriado em que o comércio funcionou foi o dia 21 de abril e o movimento correspondeu às expectativas. A aposta dos comerciantes é atrair os consumidores que não trabalham e que também não deixarão a cidade para viajar neste feriado.

“Costumo dizer que o povo gosta de loja aberta e sempre que o comércio abre em feriado o movimento costuma ser maior que o normal. Comércio aberto e consumidor com tempo disponível é meio caminho andado para a concretização das vendas”, avalia o presidente da Associação Comercial.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
Comércio aposta na venda de produtos para o Dia das Crianças

Embora o Dia das Crianças seja uma data importante dentro do calendário do comércio, a atual situação econômica do país barra o otimismo dos lojistas e a Acia não acredita em vendas muitos superiores às registradas no mesmo período do ano passado dentro do segmento infantil. Segundo Dimas, se houver crescimento nas vendas o índice não deverá ser superior a 3% se comparado ao da mesma data em 2017.

“O comércio segue estagnado, tendo em vista a situação atual do país. Com o desemprego ainda em alta e a insegurança do consumidor com o futuro, as vendas se retraem. Já vimos isso em outras datas comerciais deste ano, como Dia das Mães e Dia dos Pais. Enquanto não houver uma expectativa de melhora, infelizmente esse comportamento deve se manter”.

A esperança dos comerciantes para tentar driblar a crise e incentivar o consumo está no Natal. Historicamente, dezembro é o melhor mês para o comércio. A compra de presentes – mesmo que lembrancinhas – reflete positivamente nos índices. Os lojistas não falam em índices, mas já trabalham em estratégias para incentivar as pessoas a irem às compras.

Segundo Dimas Zulian, a campanha da Acia está em fase final de planejamento e incentivará o comércio não apenas do centro da cidade, mas também dos bairros. “Americana possui centros comerciais fortes em alguns bairros e eles também farão parte da campanha”, antecipou. As lojas começam a funcionar dentro do horário especial de Natal, no dia 6 de dezembro. Durante a semana, os estabelecimentos permanecem abertos até 22 horas e aos sábados até 18 horas.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!