19 de abril de 2024 Atualizado 13:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Salto Grande

Comdema alerta vandalismo e solicita fiscalização

Região vem sendo alvo de vandalismo, como o corte das cordas de contenção na orla da Praia dos Namorados, acarretando prejuízos

Por Da Redação

16 de novembro de 2019, às 14h51

O Comdema (Conselho Municipal do Meio Ambiente) de Americana protocolou ofícios para a Gama (Guarda Municipal de Americana) e para a Polícia Militar solicitando a intensificação da fiscalização na Represa de Salto Grande, especificamente no local que está acontecendo a contenção das macrófitas (aguapés) para posterior retirada.

Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação
Cordas de contenção vêm sendo cortadas por vândalos, o que causa prejuízos ao trabalho realizado sobre os aguapés

A medida foi motivada pela informação, por parte da ONG Barco Escola da Natureza e da CPFL, de que estão acontecendo freqüentemente atos de vandalismo, como o corte das cordas de contenção na orla da Praia dos Namorados, acarretando prejuízos aos trabalhos de retirada dos aguapés.

No início de novembro, durante o anúncio da intensificação de retirada das macrófitas, o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias, fez um apelo à população do entorno da orla para que fiscalizem e denunciem os atos irregulares. “Vamos reforçar a fiscalização e que cada munícipe fiscalize também, para que tudo dê certo. Os bons são maioria.”

O Comdema, por meio do presidente João Antonio Silveira Braidotti, repudiou o caso. “Essa é a hora de nos unirmos; a comunidade como um todo, quem mora na orla e até mesmo quem não mora. Vamos ficar de olho, ver quem são essas pessoas que estão atrapalhando o crescimento da nossa cidade. Temos que trabalhar juntos!”, destacou.

Os trabalhos de retirada das macrófitas seguem em ritmo redobrado desde a última semana, com o aumento do maquinário da CPFL. O objetivo previsto no Plano de Manejo da empresa é alcançar 350 viagens de caminhão por dia, até atingir o número recomendado de 80 hectares.

As informações são da assessoria de comunicação da Prefeitura de Americana.

Publicidade