23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Com vazamento em adutora, abastecimento fica prejudicado

DAE de Americana retomou o serviço hoje, mas não divulgou previsão de normalização

Por George Aravanis

16 de janeiro de 2020, às 09h58 • Última atualização em 16 de janeiro de 2020, às 11h44

Um vazamento na adutora que leva a água bruta do ponto de captação no Rio Piracicaba até a ETA (Estação de Tratamento de Água) de Americana prejudicou o abastecimento nesta quarta-feira. O DAE interrompeu o serviço à noite e retomou o trabalho às 6 horas de hoje, mas não deu previsão para o término do trabalho e para regularização da situação.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Clique aqui e envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

No começo da noite, o prefeito Omar Najar (MDB) esteve no local do reparo, no início da Avenida Nicolau João Abdalla, e disse que o problema é grave. A causa do vazamento ainda não tinha sido descoberta.

“O retorno do abastecimento será gradual, mas conseguiremos normalizar a situação”, afirmou o prefeito em seu perfil no Facebook.

Foto: João Carlos Nascimento
Serviço na Av. Nicolau João Abdalla: prefeito fala em problema grave

Moradores de bairros como Nova Carioba, Zanaga e Cidade Jardim relataram ao LIBERAL que estavam com as torneiras secas, em alguns casos desde cedo.

O DAE identificou o vazamento por volta das 22h30 da última terça-feira. Equipes começaram a trabalhar no reparo na madrugada desta quarta e o envio de água para a ETA foi interrompido. Após trabalhar o dia todo no local, o DAE informou que retomaria o bombeamento durante a noite de ontem para aliviar o desabastecimento.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

Por causa do vazamento, o volume de água chegaria em menor quantidade à estação de tratamento de água.

Marina Reis, de 26 anos, moradora do Cidade Jardim, contou que a água da rua acabou desde cedo em sua residência. No começo da noite, o reservatório da residência estava quase vazio.

“Minha caixa é alta. Se a água não vier muito forte aí não enche”, disse. Por causa do problema, ela cozinhou com água que buscou em um poço artesiano e adiou outras tarefas domésticas.

Publicidade