17 de setembro de 2021 Atualizado 14:52

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Com retomada presencial, pedidos de passe escolar crescem 20% em Americana

Crescimento pode ser ainda maior, já que setor tem recebido novos pedidos do benefício diariamente; veja como solicitar

Por Ana Carolina Leal

19 ago 2021 às 08:05

Com a retomada das aulas presenciais, os pedidos de passe escolar em Americana aumentaram 20%. Segundo dados levantados pela prefeitura, no início do ano foram feitos 144 pedidos, e atualmente são 173.

O crescimento pode ser ainda maior, já que diariamente o Setor de Transporte Escolar tem recebido novos pedidos de passe escolar. Segundo a Secretaria de Saúde, o benefício é oferecido para os alunos da rede municipal e estadual.

O passe escolar em Americana é oferecido para quem mora a mais de dois quilômetros da escola onde estuda. O benefício corresponde a 50% do custo com o transporte.

Para ter acesso ao cartão escolar, é necessário apresentar os documentos solicitados pela SOU Americana. A lista inclui CPF, RG, comprovante de residência, atestado de matrícula original ou cópia autenticada, e ainda um formulário disponível no site da empresa que deve ser preenchido e carimbado pela escola. Ele está disponível no site da SOU Americana, na aba “formulários para downloads”.

Os documentos devem ser levados ao terminal da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que fica na Avenida Antônio Lobo, sem número, sala 16, 2° piso, no Centro de Americana. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h.

Região

Em Campinas, os pedidos dobraram na primeira quinzena de agosto na comparação com todo o mês de julho. Levantamento realizado pela Transurc (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas) aponta que, no mês de julho, o cadastramento para o passe escolar no site da associação chegou a 1,8 mil estudantes; número que subiu para 3,9 mil apenas na primeira quinzena de agosto. Na cidade, o benefício é oferecido para alunos da rede pública e privada.

“A incerteza sobre a volta das aulas presenciais, causada pela pandemia da Covid-19, reduziu a procura pelo cadastramento no primeiro semestre deste ano. Com isso, muitos estudantes só fizeram seu cadastro este mês, quando o retorno às aulas presenciais foi autorizado pelas autoridades”, avaliou a Transurc.

A solicitação do benefício deve ser feita no site da Transurc.

Publicidade