29 de março de 2024 Atualizado 12:31

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Praça

Com música e festa, fonte volta a operar nesta sexta-feira

Reativação de atração na Praça Comendador Müller, na região central de Americana, ocorre em evento nesta sexta-feira, à noite

Por Valéria Barreira

26 de julho de 2019, às 09h24 • Última atualização em 26 de julho de 2019, às 09h25

A fonte luminosa da Praça Comendador Muller, no Centro de Americana, volta a funcionar a partir desta sexta-feira, acompanhada por um detalhe que muitos desconheciam: a música. A princípio ela vai tocar apenas nos finais de semana, quando a fonte for ligada, mas a ideia para o futuro é mantê-la funcionando todos os dias como forma de atrair ainda mais pessoas ao espaço. Confira aqui a programação cultural do evento.

“Lembro que nos anos 80, a fonte, com suas luzes coloridas e música, era o principal atrativo do centro. Queremos resgatar isso”, diz o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias. Segundo ele, a ideia é que a praça volte a ser uma atração de lazer e passe a ser frequentada pela população. A fonte será ligada às 18h na sexta-feira e aos sábados e domingos, a partir das 13h.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Um dos principais símbolos de Americana, fonte da praça que fica no Centro passou por testes da prefeitura durante a semana

A relação da fonte com a música passa pelo seu nome. Em 25 de março de 1964, lei municipal do então prefeito Jairo Azevedo a batizou de “Ary Barroso” e determinou que uma placa com a denominação fosse colocada no local. A placa não existe, mas o nome oficialmente permanece. Segundo o secretário, ele foi uma homenagem ao compositor de “Aquarela do Brasil”, falecido naquele ano.

Nos testes com a fonte, durante a semana, Odair disse que a reação do público foi uma demonstração de quanto ela é tradicional no município.

“Vimos que muitas se emocionaram quando passaram pela praça e se depararam com a fonte funcionando novamente. Todas as pessoas de Americana com mais de 40 anos têm uma história com a Praça Comendador Muller”, comentou.

FESTA

Para comemorar a sua reativação, a prefeitura promove hoje, a partir da 19h30, a Festa do Comendador. O evento, que continua no sábado e no domingo, será na praça e terá festival de música e gastronomia e feira de artesanato.

De acordo com o secretário, a realização de eventos não se limitará a este final de semana. “O palco da praça foi outro espaço revitalizado e passará a ter atrações culturais e artísticas”, disse o secretário.

SEGURANÇA

A revitalização da praça e reativação da fonte foi feita com a ajuda da iniciativa privada. Odair diz que a expectativa é de que ela atraia frequentadores a exemplo do que acontece em outros espaços verdes do município abraçados pela população, como as praças do Tio Gága, Vó Palmira e Malala.

“Espero que a Comendador Muller também passe a ser um ponto de encontro das famílias e que elas nos ajudem a manter a praça sempre de cara nova”. A segurança vai ser garantida, segundo Odair, por uma viatura da Guarda Municipal que permanecerá no local “dia e noite”.

Publicidade