28 de março de 2024 Atualizado 09:50

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Saúde

Com 15 casos de meningite, prefeitura nega surto em Americana

Pasta esclareceu que casos não estão relacionados entre si; município ainda explicou que não há recomendação para suspensão de aulas

Por Marina Zanaki

13 de março de 2020, às 10h26

O número de casos de meningite em Americana chegou a 15 nesta quinta-feira (12). A Secretaria de Saúde apontou que os casos notificados não configuram surto da doença, pois não possuem relação entre si. Em todo o ano passado, foram 33 casos da doença.

“Apesar dos números, a Secretaria de Saúde esclarece que não há motivo para pânico e que também não será necessário suspender as aulas na rede municipal de ensino, visto que não há nenhuma recomendação para suspensão das atividades escolares independente do tipo da meningite”, explicou a pasta.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Secretaria de Saúde de Americana informou que casos não estão relacionados

Ainda de acordo com a Secretaria, não há essa recomendação por se tratar de uma doença em que o ambiente não exerce o papel principal na cadeia de transmissão – o contágio ocorre por contato direto com gotículas da pessoa infectada.

A Secretaria informou que adotou os protocolos de investigação e acompanhamento aos pacientes e familiares. Além disso, foram realizados encontros com professores e pais de alunos nas escolas em que houve registro de crianças com suspeita ou com o contágio confirmado.

A classe médica também vem sendo informada, por meio de comunicados emitidos pela vigilância, para que permaneçam em alerta e suspeitem de casos de meningite e outras doenças, como dengue, coronavírus e sarampo.

São 10 casos de meningite viral e cinco de meningite bacteriana. Com exceção de uma adulta de 39 anos, todos os demais casos foram registrados em crianças abaixo de 12 anos.

Uma menina de 12 anos morreu por conta da doença esse ano. Todos os demais pacientes que contraíram a doença estão estáveis e/ou curados, segundo a prefeitura.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição desta semana do podcast “Além da Capa” aborda a substituição da mão de obra de pessoas mais velhas por outras mais novas na RPT (Região do Polo Têxtil), em 2019. Ouça:

{{1}}

Publicidade