20 de abril de 2024 Atualizado 10:31

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Eleições 2020

Cinco vereadores de Americana anunciam que vão trocar de partido

Confirmação das alterações ocorre no dia inicial da janela partidária, quando eles podem trocar de partido sem correr o risco de perder o mandato

Por George Aravanis

06 de março de 2020, às 10h46 • Última atualização em 06 de março de 2020, às 10h56

No primeiro dia da janela partidária, cinco vereadores de Americana já definiram que vão deixar seus partidos. O número representa 26,3% do total de 19 parlamentares. Porém, outros ainda estudam a possibilidade de migrar de sigla. Os que já cravaram a saída são Maria Giovana, Marschelo Meche, Renato Martins, Vagner Malheiros e também Léo da Padaria.

Foto: Arquivo / O Liberal
Maria Giovana deixa o PCdoB rumo ao PDT

O troca-troca vai acabar com a bancada comunista no Legislativo de Americana, se nenhum dos outros vereadores se filiar ao partido.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

A janela partidária é o período no qual vereadores podem trocar de partido para concorrer à reeleição ou à prefeitura sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. O prazo termina em 3 de abril, seis meses antes do pleito.

Foto: Arquivo / O Liberal
Marschelo Meche muda para o PSL

Meche já deixou o PSDB e vai para o PSL, pelo qual concorrerá à reeleição. Vagner Malheiros e Renato Martins vão sair do PDT. Martins migra para o PTB e tentará se manter na câmara, enquanto Malheiros ainda estuda seu futuro partido e não sabe se continuará na política.

Maria Giovana e Leo da Padaria deixarão o PCdoB. Giovana vai se filiar ao PDT, partido pelo qual deve se candidatar à prefeitura. Léo ressalta que ainda não sabe para qual sigla vai mudar, mas pretende disputar, de novo, uma cadeira de vereador.

Com exceção de Léo, que não quis revelar o motivo da saída, os demais trocam de legenda por falta de sintonia ou desentendimento dentro das agremiações. Martins diz que desde que houve uma intervenção estadual no PDT, quando ele era presidente de uma comissão provisória, em 2017, desanimou. “A hora que eu saí o grupo se desfez.”

Vagner Malheiros e Maria Giovana já tiveram desentendimentos dentro do PDT e do PCdoB, respectivamente, por fazerem oposição ao governo Omar Najar (MDB).

Marschelo Meche sempre foi mais bolsonarista do que tucano. Apesar de o presidente Jair Bolsonaro ter deixado o PSL, o partido em Americana segue como a sigla identificada a seu governo.

Alguns vereadores devem esperar até perto do fim da janela partidária para decidirem suas futuras siglas. É que eles querem aguardar para ver quem vai para qual partido. O objetivo é evitar correr o risco de se filiar depressa a uma legenda e ver que um grupo político com o qual não é alinhado entrou na mesma sigla, o que poderia obrigar até uma nova troca dentro da janela.

Otto Kinsui (MDB), por exemplo, estuda a possibilidade de sair, e diz que, se o partido tiver candidato a prefeito, isso influenciará para que fique.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A procura cada vez mais da população por clínicas populares e prestadores de serviços na área da saúde, em função de preços mais acessíveis, é o tema da edição desta semana do podcast “Além da Capa”. Ouça:

{{1}}

Publicidade