03 de agosto de 2020 Atualizado 22:15

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Americana

Chuva de dezembro atinge 68% da média em Americana

Previsão para os primeiros dias do ano indica mudança no tempo; a partir de quinta-feira, aumenta a possibilidade de chuvas

Por Marina Zanaki

01 jan 2020 às 15:43 • Última atualização 01 jan 2020 às 17:04

As chuvas de dezembro em Americana não atingiram a média para o mês. Choveu ao longo desse período 108 milímetros, quando o esperado era 157 milímetros. A precipitação ficou em 68% da média.

Os dados foram levantados junto à Sala de Situação do PCJ (Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Eles correspondem à chuva acumulada entre os dias 1º e 27 de dezembro – não houve atualizações após essa data no site da entidade.

Foto: Thiago Luduger
Foto do leitor Thiago Luduger mostra nuvens carregadas no bairro Jardim Guanabara, em Americana

O posto pluviométrico que colheu os números fica na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Ribeirão Quilombo, do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana.

Ao longo do ano, choveu o equivalente a 90% da média esperada para a cidade. Na somatória dos 12 meses do ano, o acumulado de chuva foi 1.184 milímetros. A média indicava 1.312 milímetros.

PREVISÃO. Apesar do tempo firme e altas temperaturas nos últimos dias de 2019, a tendência para o começo de janeiro é de nebulosidade e possibilidades de chuvas intensas.

O Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) aponta que entre esta quarta e quinta-feira são esperadas chuvas “volumosas”.

Meteorologista do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Maicon Veber explica que a chuva deve influenciar nos termômetros, aliviando o calor intenso e deixando a temperatura mais amena.

“A tendência é que a partir do dia 2 (quinta-feira) tenha algumas mudanças nas condições de tempo por conta da formação de um canal de umidade a partir do início do ano. Essa condição deve permanecer até o dia 3 ou 4 (sexta-feira e sábado)”, afirma.

O especialista indica ainda que as chuvas não serão constantes, e tendem a revezar com momentos de nebulosidade.

As máximas em Americana devem ficar na casa dos 28° até o final de semana, e as mínimas, no mesmo período, entre 21° e 19°.