28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Chico Sardelli estuda fórmula para lojas pagarem Área Azul a clientes

Essa medida, segundo o prefeito de Americana, seria uma forma de os estabelecimentos atraírem consumidores

Por Rodrigo Alonso

09 de abril de 2022, às 09h10

Sistema de Área Azul é uma das principais queixas de comerciantes de Americana - Foto: Junior Guarnieri / LIBERAL

O prefeito Chico Sardelli (PV) disse que estuda maneiras de flexibilizar as cobranças da Área Azul digital em Americana. Uma possibilidade, segundo ele, é criar meios para que as lojas possam pagar o estacionamento aos clientes.

Essa medida seria uma forma de os estabelecimentos atraírem consumidores. Chico contou que já esteve reunido com comerciantes para tratar do assunto.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Ele citou a sugestão nesta sexta, durante participação no programa Liberal no Ar, da Rádio Clube (AM 580), após ter sido questionado por um ouvinte sobre a Área Azul. “São algumas alternativas que nós estamos vendo para poder melhorar o ‘handicap’”, comentou o prefeito.

Presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), Wagner Armbruster afirmou que, por enquanto, na associação, houve somente comentários a respeito disso. “Só isso. Não foi feita uma consulta aos comerciantes, não foi nos trazido como proposta”, declarou ontem.

De acordo com ele, como a entidade ainda não realizou um estudo junto aos lojistas, ainda não se pode dizer se essa ideia é viável ou não.

Administrada pela Estapar, a Área Azul concentra suas vagas na região central, onde outras mudanças também são estudadas pelo Poder Público e entidades comerciais.

O vereador Gualter Amado (Republicanos) chegou a sugerir, por exemplo, a abertura de ruas no calçadão, questão que gerou debates. Depois, em março deste ano, Chico anunciou a criação de um grupo de trabalho responsável por estudar alternativas que fomentem o comércio do Centro da cidade.

“Nós estamos buscando todas as alternativas possíveis. Não são poucas. Às vezes, enfrentamos a resistência de pessoas que têm posicionamento contrário. Respeitamos. Mas estamos trabalhando, não perdemos de vista”, ressaltou o prefeito.

A administração também enviou à câmara, nesta semana, um projeto de lei que prevê alterações no PDFU (Plano Diretor de Desenvolvimento Físico Urbanístico), entre elas uma flexibilização quanto à exigência de recuos em estabelecimentos comerciais.

Se a proposta for aprovada pelo Legislativo, a prefeitura deixará de exigir recuos frontais em imóveis localizados no calçadão e adjacências, desde que o uso do espaço seja para fins econômicos, com comprovada geração de emprego.

Publicidade