28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Sancionadas

Chico emplaca datas comemorativas no Estado de SP

Dia do Designer, sancionado na última terça-feira pelo Governo de SP, engrossa lista de datas comemorativas propostas por Chico Sardelli

Por André Rossi

08 de setembro de 2019, às 13h50

O governador João Doria (PSDB) sancionou na última terça-feira a Lei 17.146, que instituiu o “Dia do Designer” no Estado de São Paulo. O texto tem como base um projeto de lei de 2018 apresentado pelo ex-deputado Chico Sardelli (PV) e será celebrado no dia 27 de fevereiro.

A legislação engrossa a lista de datas comemorativas que foram apresentadas pelo político americanense durante seus três mandatos na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Uma das mais recentes foi sancionada em agosto por Doria e estabeleceu o “Dia de Oração pelas Autoridades da Nação”.

Foto: Divulgação
Lista tem Fusca e observação de aves

O LIBERAL fez um levantamento no site na Alesp e encontrou 16 projetos de Sardelli que propunham alguma data comemorativa nos mais diversos temas. Ao todo, seis viraram lei, oito foram aprovados apenas pela assembleia e ainda precisam de sanção do governador, e duas foram arquivadas.

Entre as que viraram lei, estão o Dia da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), Dia Estadual do Fusca, Dia Estadual de Observação de Aves e Dia Estadual de Combate à Violência contra Mulher. De acordo com Sardelli, os projetos foram apresentados após pedidos de pessoas ligadas a essas áreas.

“A importância é o reconhecimento do trabalho dos profissionais dessas áreas, ter um dia no calendário oficial a respeito da profissão. A maioria deles são (indicações de) pessoas que me procuraram, dão a ideia e pedem para ser feito”, explicou Sardelli.

Sobre o Dia do Designer, especificamente, o ex-deputado disse que foi um pedido que recebeu enquanto era presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Têxtil e de Confecções do Estado de São Paulo.

“A pedido da classe eu fiz um projeto de lei que preconizasse o Dia do Designer no Estado de São Paulo. Assim que nasceu esse. (…) Eu tenho mais de 60 projetos de lei que estão correndo aqui na Casa muito importantes, como proteção a nascentes, a questão da energia solar na construção, proteção dos nossos córregos”, citou Sardelli.

SANCIONADOS
– Dia de Oração pelas Autoridades da Nação
Terceira segunda-feira de cada mês
– Dia do Designer
27 de fevereiro (a partir de 2020)
– Dia da Romu (Ronda Ostensiva Municipal)
22 de dezembro
– Dia Estadual do Fusca
3 de janeiro
– Dia Estadual de Observação de Aves
Quarto domingo de outubro
– Dia Estadual de Combate à Violência contra a Mulher
25 de novembro

APROVADOS, À ESPERA DA SANÇÃO
– Dia do Futebol Paulista
14 de dezembro
– Dia da Associação Portuguesa de Desportos
14 de agosto
– Dia do São Paulo Futebol Clube
16 de dezembro
– Dia da Sociedade Esportiva Palmeiras
26 de agosto
– Dia do Santos Futebol Clube
14 de abril
– Dia Estadual da Bíblia
Segundo domingo do mês de dezembro
– Dia Estadual do Padre
4 de agosto
– Dia da Proclamação ao Mundo para Família
23 de setembro

ARQUIVADOS
– Dia do Perdão
10º dia do ano, o primeiro dia do Ano Novo no calendário judaico
– Dia Estadual dos Animais
4 de outubro

Publicidade